Mais de 16 bairros de Rio Branco estão alagados após o transbordamentos de alguns igarapés. Com isso, cinco famílias já deixaram suas residências e estão com parentes. A informação foi confirmada nesta sábado (30) pela Defesa Civil Municipal.
Segundo o órgão municipal, alguns dos igarapés que transbordaram na capital acreana foram: Igarapé São Francisco, do Almoço, Judia, Fundo, Batista e alguns córregos.
“A quantidade de pontos de alagamentos na cidade precisa de um estudo bem mais aprofundado para a gente saber que em um momento de enxurrada como esse quantos pontos temos. Mas, temos esses 16 bairros, que podem ser até mais, e vários são afetados pela enxurrada de igarapés e córregos que transbordam, quanto também pelo próprio terreno, que é baixo e acumula água”, destacou o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Cláudio Falcão.
Mais de 16 bairros de Rio Branco estão alagados com águas de igarapés e córregos — Foto: Asscom/Defesa Civil Municipal
O coordenador destacou ainda que equipes da prefeitura e da Defesa Civil auxiliaram na saída dessas cinco famílias. Ainda segundo o major, outras famílias podem ter deixado suas casas por meio próprio.
“Foram cinco famílias que retiramos de áreas de alagamento e foram para casas de parentes. Mas, no final de semana [passado], tivemos a indicação não de cinco, mas de 14 famílias [desalojadas]. Diante da situação, que já temos experiência e o povo não tem, conversamos com alguns moradores, entregamos colchões e outras coisas, preservamos os imóveis e eles saíram da casa”, complementou.
Falcão acrescentou que o nível do Rio Acre, que está com 12,67 metros, não influência tanto no transbordamento dos igarapés e córregos. Segundo ele, as chuvas são as que mais influenciam.
“Um igarapé pode ter uma elevação de quatro a cinco metros em um dia. É muito rápido e é isso que acontece nesse momento. Fomos no bairro Parque das Palmeiras, vamos pro [bairro] Airton Sena e logo em seguida vamos na Conquista para fazer os atendimentos”, concluiu.