Após lei que obrigava implantação do Procon em Cruzeiro do Sul completar 10 anos, cidade ganha serviço


Após a inauguração da Organização das Centrais de Atendimentos (OCA), no último dia 18, os moradores de Cruzeiro do Sul e de toda regional do Juruá, agora contam com atendimento do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon-AC).


O Núcleo do Procon iniciou os atendimentos no dia 21 de dezembro e segue o horário de atendimento da OCA, de 7h30 às 11h30 e é feito por meio de agendamento, por causa da pandemia de Covid-19.


A instalação do núcleo ocorre após assinatura de um termo de cooperação técnica entre a prefeitura e o governo do estado.


“Começamos com o núcleo regional do primeiro do estado, no interior. A parte de atendimento ao consumidor ocorre na OCA, e, devido ao período de pandemia, o atendimento é por meio de agendamento. E temos também a sede http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativa funcionando na antiga sede da prefeitura no Miritizal”, contou a diretora-presidente do Procon, Alana Albuquerque.


Uma lei de 2009 determinava a implantação do serviço no município. Em 2016, uma ação judicial determinava que a prefeitura de Cruzeiro do Sul cumprisse com a legislação. Mas, a prefeitura recorreu e alegou falta de recursos financeiros para instalação do Procon municipal.


Alana explicou que essa ação determinava a instalação de um órgão municipal. Mas, o núcleo estadual vai atuar nas duas esferas para suprir da melhor forma as necessidades dos moradores da região.


“É um sonho para aquela região. Há muito tempo existia esse pedido da população, da presença do Procon para garantir os direitos. E nossa intenção é melhorar as intenções de consumo. Ele ainda não representa a instalação do Procon municipal, mas vamos trabalhar para isso”, acrescentou.


Alana disso, vão ser feitas campanhas educativas, orientar sobre peças abusivas e levar um maior diálogo para tentar diminuir os problemas, principalmente relacionadas ao comércio.


O prefeito Clodoaldo Rodrigues disse que a prefeitura cedeu servidores e ajudou com materiais de escritório para que o núcleo pudesse funcionar.


“É um sonho da população daqui, necessidade aliás. E a gente entrou com algumas pessoas que foram treinadas e também com materiais para equipar o núcleo. Eles pediram da gente e atendemos no máximo que a gente pôde”, contou o prefeito.


Para agendamentos, dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor do Vale do Juruá pode acessar o Procon pelo telefone: 3322-3850 ou pelo e-mail: [email protected].


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias