O Acre pode ser o primeiro Estado da região Norte a começar a vacinação contra a Covid. O governador Gladson Cameli acerta ainda hoje (8) a compra de pelo menos 80 mil doses da vacina de Oxford, do laboratório AstraZêneca, produzida em parceria com a Fiocruz. Como a vacina é dada em duas doses, estaria garantida a imunização de 40 mil pessoas do pessoal de saúde e dos grupos mais vulneráveis do Estado.
A vacina está sendo comercializada pelo grupo GEO, que tem a licença de venda para a região Norte. Um dos executivos do grupo chega ao Acre para negociar com o governo a aquisição das doses, que virão com seringas e agulhas para aplicação.
A vacina AZD1222 já está em uso no Reino Unido, onde foi desenvolvida e apresente inúmeras vantagens. Ela imuniza 70% dos que recebem a primeira dose e 90% na segunda dose, pode ser conservada em refrigerador, a temperatura entre 2° e 8 ° graus, e apresenta efeitos colaterais de pequena intensidade em menos de 10% das pessoas, geralmente vermelhidão, dor que logo passa.
A vacina não é feita com o coronavírus, mas com um semelhante, atenuado, que funciona como um indutor da reação do organismo, produzindo anticorpos que atacarão o vírus da Covid se ele entrar em contato com o organismo vacinado.
O governador Gladson Cameli quer priorizar a compra pois a empresa tem as 80 mil doses para pronta entrega. Gladson Cameli já informou que mandará buscar a vacina de avião para acelerar a aplicação. Os detalhes serão conhecidos hoje.