Ícone do site Ecos da Noticia

Presos voltam ao grupo de prioridade para vacinação


No plano de vacinação publicado na manhã desta quarta-feira (16), a população carcerária voltou a constar entre os grupos prioritários.


Em um plano preliminar divulgado no começo deste mês,eles estavam de fora. Os funcionários do sistema prisional, porém, tinham a prioridade.


A decisão foi criticada pelo epidemiologista Wanderson Oliveira, ex-secretário de Vigilância em Saúde, em entrevista a O Antagonista.


Agora, os presos estão na fila prioritária.


“Desta forma foram elencadas as seguintes populações como grupos prioritários para vacinação: trabalhadores da área da saúde (incluindo profissionais da saúde, profissionais de apoio, cuidadores de idosos, entre outros), pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, população idosa (60 anos ou mais), indígena aldeado em terras demarcadas aldeados, comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas, população em situação de rua, morbidades (Diabetes mellitus; hipertensão arterial grave (difícil controle ou com lesão de órgão alvo); doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cérebro-vasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grau III), trabalhadores da educação, pessoas com deficiência permanente severa, membros das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores do transporte coletivo, transportadores rodoviários de carga, população privada de liberdade”.


 


Sair da versão mobile