Ícone do site Ecos da Noticia

Nuvem perigosa se forma na Grande Florianópolis após dia de calor


Segundo o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, a shelf cloud é altamente tempestuosa, podendo provocar raios, trovoadas e até queda de granizo.


Depois de registrar altas temperaturas durante a manhã e início da tarde deste sábado (12), a formação de uma nuvem imensa e que traz consigo a possibilidade de temporais, vendavais e até granizo chamou a atenção no Sul da Ilha de Santa Catarina.


Vista na praia dos Açores, no Sul da Ilha, a formação de uma nuvem shelf cloud foi registrada. Outras parecidas foram registradas em diferentes pontos, no meio da tarde, em Florianópolis, São José e Palhoça, onde o temporal começou primeiro.


“Esse é o tipo de nuvem que chamamos de shelf cloud. É uma nuvem que provoca chuva, pancada, trovoada, raio, e muitas vezes, granizos, tornados, e microexplosões. É uma nuvem altamente tempestuosa e destrutiva, principalmente em situações de praia”, explica o meteorologista da Epagri/ Ciram, Marcelo Martins.


Segundo ele, os banhistas da praia dos Açores correram risco. E arrematou com dados: 134 pessoas morreram atingidas por raios no Brasil apenas neste ano, de acordo com o ELAT (Grupo de Eletricidade Atmosférica).


No litoral de Santa Catarina, foram registradas cinco mortes, como a do homem que caminhava na orla da praia, em Itapema, em outubro.



Para este fim de semana, o volume de chuva segue a expectativa da Epagri/Ciram em SC. Na última sexta-feira (11), em seu mais recente aviso meteorológico, a Epagri alertou para o risco de temporais localizados no Estado.
Sair da versão mobile