O nível do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, chegou à cota de 10,95 metros na leitura desta quarta-feira (9), segundo a Defesa Civil. A maior preocupação neste momento são os deslizamentos de barrancos, queda de muros em algumas bairros da cidade.
A cota de alerta do manancial é de 11,80 metros, e a de transbordo de 13 metros. Com a cota atual, o rio ainda está a pelo menos 85 centímetros da cota de alerta.
“Ainda está tranquilo, a gente começa a se preocupar depois que ele ultrapassa a cota de alerta em pelo menos 70 centímetros, é quando a gente começa a ficar alerta. Mas, a preocupação mesmo é chega depois da cota de transbordo”, explicou o coordenador da Defesa Civil na cidade, José Lima.
Apesar de ainda não estar preocupado em relação ao nível do rio, o coordenador afirmou que neste momento o que tem mobilizado as equipes são os deslizamentos. Desde o dia 20 de novembro até a terça-feira (8), foram registradas mais de 10 ocorrências.
“Ontem mesmo teve um deslizamento, mas, nada com muita gravidade. Na verdade são quedas de muros que ficam próximo às encostas. E com a continuidade das chuvas, é bem provável que a gente comece a ter mais deslizamento e movimentação de massa com mais facilidade. Nesse momento, a maior preocupação está sendo com deslizamento. Houve mais de 10 desde que começou o período chuvoso”, disse.
Apesar dos registros, o coordenador disse que ninguém precisou ser removido ainda. Além disso, as equipes estão trabalhando com o monitoramento dos riscos. Mas, ele orienta para que a qualquer sinal de movimentação do solo, os moradores acionem a Defesa Civil.
Lima informou ainda que há previsão de chuva pelo menos para os próximos 15 dias.