O alto volume de chuva atingiu os municípios do Alto Vale do Itajaí; Em Presidente Getúlio, a Defesa Civil estima cerca de 1.600 pessoas desabrigadas ou desalojadas.
O alto volume de chuva registrado em Santa Catarina entre a noite de quarta-feira (16) e as primeiras horas desta quinta (17) já causou 14 mortes no Estado até o momento. Pelo menos 11 pessoas continuam desaparecidas.
A cidade mais afetada é Presidente Getúlio, com 11 vítimas, número confirmado pela Prefeitura às 20h desta quinta. Pelo menos outras sete pessoas ainda estão desaparecidas.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, outras duas pessoas morreram em Rio do Sul e mais uma vítima fatal em Ibirama. Além das mortes, a chuva deixou centenas de famílias desabrigadas no Estado.
Vale ressaltar que, conforme o boletim da Defesa Civil do Estado, atualizado por volta das 17h, havia contabilizado 12 mortes, sendo nove em Presidente Getúlio, uma em Ibirama e duas em Rio do Sul.
Conforme a Defesa Civil, são cerca de 400 famílias ou 1.600 desabrigados e desalojados. Segundo o IBGE, o município conta com 16.474 moradores, ou seja, quase 10% da população está fora de casa por conta da enxurrada.
Durante a tarde desta quinta, a cidade continuava praticamente incomunicável, sem luz, água e telefone até o fechamento desta reportagem.
Nas redes sociais, a prefeitura informou que o Ginásio Municipal de Esportes (Pereirão) e o Salão Paroquial da cidade estão funcionando como abrigos. A Escola Municipal Tancredo Neves, no bairro Pinheiro também está disponível para receber vítimas. Quem necessitar de ajuda, pode se dirigir a um dos locais.
Em Rio do Sul, segundo a Defesa Civil municipal, são 11 famílias desabrigadas, totalizando 52 pessoas. Foram atendidos cerca de 40 chamados, principalmente informando alagamentos.
Também de acordo com a Defesa Civil, há duas pessoas desaparecidas no bairro Valada São Paulo e diversas ruas interditadas.
A passagem pela rua Prefeito Luís Adelar Soldatelli, no bairro Valada São Paulo, e o acesso à Presidente Getúlio, pela Serra do Tucano, após o bairro Itoupava estão interrompidos.
A cidade tem quatro locais para receber famílias desabrigadas. São eles:
- Salão da Igreja do bairro Santa Rita;
- Salão da Comunidade Evangélica do bairro Bela Aliança;
- Salão da Igreja Católica do bairro Bela Aliança;
- Pavilhão do Lions Clube, no bairro Progresso.
Em Aurora, o rompimento de um lago atingiu casas, provocando danos materiais e alagamentos. Até o momento, são 15 famílias desabrigadas na cidade, em virtude da cheia causada por um afluente do Rio Itajaí Açu.
Ibirama altera ponto de abrigo por causa da Covid-19
A Prefeitura de Ibirama também ativou um abrigo para acolher famílias que perderam a casa em função da chuva. Inicialmente, o local seria o Pavilhão de Eventos Rodolpho Koffke, mas para isolar eventuais famílias infectadas pela Covid-19, houve mudanças.