Na manhã deste domingo (8), a Polícia Civil do Acre cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do policial militar Fernando Freire Barreto, em Rio Branco. O PM é investigado por denúncias de fake news.
As investigações apontam que o militar estaria envolvido com um grupo responsável por elaborar notícias inverídicas, atacando a honra de autoridades, empresários e jornalistas acreanos.
A ação dos policiais civis teve como objetivo colher elementos de prova para a investigação que apura, além da divulgação de fake news, outros crimes correlatos como falsidade ideológica.
Na casa de Barreto, segundo a polícia, foram apreendidos celulares, computadores, pen drives e outros aparelhos eletrônicos, além de documentos. O PM não estava em casa no momento do cumprimento de mandado.
Nas redes sociais, Barreto publicou um texto demonstrando revolta após a ação policial em sua residência. “Fui surpreendido com esse mandado de busca na minha residência, estranhamente cumprido num “DOMINGO”. Eu não estava presente, pois como de costume acordei cedo para trabalhar numa propriedade rural da família”, disse.
“O “Aparato eletrônico” apreendido são apenas um notebook, do qual todos meus familiares utilizam, inclusive minha filha para assistir aulas online, um hd externo que contem arquivos de estudos, fotos e vídeos familiares e o celular da minha esposa”, destacou. Ele finalizou o texto dizendo que estaria à disposição da justiça para provar sua inocência.