Manifestantes pedem contagem total dos votos em frente à Casa Branca; fotos


Um grupo de manifestantes está posicionado nesta quarta-feira (4) próximo à Casa Branca, em Washington, com placas que pedem que a contagem dos votos não seja interrompida. Os eleitores pedem que as cédulas sejam contabilizadas até o final, ao contrário do que tem pedido a equipe de Donald Trump. Os republicanos questionam a legalidade da eleição e defendem a suspensão da apuração na Pensilvânia, na Geórgia e em Michigan, além de uma recontagem total em Wisconsin.


Joe Biden lidera a disputa com 264 delegados, contra 214 de Trump (dados da Associated Press até 22h30 de quarta-feira). Para chegar a 270 e vencer a eleição, faltam, portanto, 6 delegados para o democrata.


Com uma perspectiva positiva para Biden, a equipe republicana e do atual presidente dos EUA passou a contestar os votos que foram enviados pelo correio – as projeções e pesquisas apontam que a maioria das cédulas enviadas serão democratas. Os estados de Nevada e da Pensilvânia podem garantir os últimos delegados para Biden.


Manifestantes aguardam resultado das eleições americanas em frente à Casa Branca — Foto: Susan Walsh/AP


No início da noite desta quarta-feira, apoiadores de Donald Trump tentaram invadir a sala onde as cédulas estão sendo contadas em Detroit, no estado de Michigan. A campanha de Trump acusou as autoridades eleitorais de proibirem os fiscais do partido – que acompanham a contagem – de se aproximarem a menos de 7,6 metros.


“Estamos processando para suspender temporariamente a contagem até que haja transparência significativa e que os republicanos possam garantir que todas as contagens sejam feitas de acordo com a lei”, disse o vice-diretor da campanha, Justin Clark, em um comunicado.


O que falta:


Para definir quem vai ocupar a Casa Branca pelos próximos quatro anos, faltam os resultados de cinco estados, dos quais três devem ser decisivos: Pensilvânia, Geórgia e Nevada.


A estimativa de quando o estado de Nevada deve terminar a contagem dos votos mudou ao longo desta quarta-feira. Após sugerirem que os resultados poderiam sair ainda hoje, oficiais de Nevada voltaram atrás e retomaram o plano original de atualizar os números até as 12h (14h no horário de Brasília) desta quinta-feira (4), segundo repórteres do jornal “The New York Times”.


Com apenas 6 delegados, Nevada tornou-se um estado potencialmente decisivo porque tem exatamente o número de delegados que o candidato democrata, Joe Biden, precisa confirmar a vitória. Além disso, a Pensilvânia ainda tem uma quantidade importante de votos a ser contabilizada.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias