A Câmara de Rio Branco suspendeu por um período de 14 dias as sessões presenciais da casa. Decisão da mesa diretora foi anunciada após o Secretário Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Edson Rigaud, participar de sessão na manhã de terça-feira (3) e testar positivo para Covid-19, logo depois.
“A Mesa Diretora, prezando pela saúde de todos, comunica que as sessões presenciais estão suspensas por 14 dias”, informou em nota.
A Câmara pontuou que que ficam suspensas as sessões desta quinta-feira (5), dos dias 10, 12 e 17 de novembro. Encontros vão ocorrer de forma virtual, neste período.
Os encontros presenciais são suspensos pouco menos de um mês depois de voltar a ser no plenário da casa que realizou sessões on-line por um período de mais de cinco meses, por causa da pandemia do coronavírus.
A capital é a cidade com maior número de casos de Covid-19. Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do Acre dessa quarta-feira (5) dos 31.218. casos confirmados da doença no estado, 11.063 são em Rio Branco. Com relação às mortes pela doença, das 696 registradas em todo o estado, 434 foram de moradores da capital.11.998
Para o retorno nas sessões presenciais e atividades consideradas essenciais do parlamento mirim, foram adotadas algumas medidas de segurança. Entre elas, instalação de divisórias de acrílico entre as mesas dos vereadores, limite de pessoas dentro do plenário e também na galeria onde a população pode ficar.
A primeira sessão on-line da história da Câmara Municipal de Rio Branco ocorreu no dia 2 de abril desse ano por conta da pandemia. Em votação, os vereadores aprovaram que as sessões passariam a ocorrer todas as terças, quartas e quintas, às 9h, de forma remota.
Em seguida, os parlamentares decidiram mudar o dia das sessões para somente as terças e quintas. Caso seja necessário a votação de alguma medida urgente, são realizadas sessões extraordinárias virtuais em qualquer dia da semana, inclusive aos finais de semana. Em setembro, a casa havia retomado os encontros presenciais.