Um ponto de venda de drogas em Anchieta, na Zona Norte do Rio de Janeiro, aparece marcado em um serviço de localização na internet.
Moradores ficaram revoltados com a situação, já que os problemas causados pelo crime organizado são muitos na região, além de disputas entre traficantes e milicianos.
“Não é uma coisa muito comum, né? Quando você abre o Google Maps procurando um lanche e dá de cara com uma boca de fumo como opção. Acho assim bem complicado porque, da mesma forma que eu achei, qualquer autoridade poderia encontrar também. E ali realmente funciona uma boca de fumo”, relatou um morador, que não quis se identificar.
A empresa explicou que a página pode receber conteúdo de qualquer pessoa, que tem uma equipe especializada em verificar situações ilegais e que é possível denunciar casos assim na própria página.
Enquanto isso, a disputa entre traficantes e milicianos pelo controle de diversos locais em Anchieta deixa moradores preocupados. O Globocop passou pela região e viu pelo menos três barricadas instaladas no bairro, e tiroteios vêm acontecendo com frequência, inclusive com vítimas.
“Já tomaram quase toda a parte de Anchieta. Todos os lugares de Anchieta que têm barricada é colocada pelo tráfico. E, o que que acontece, tem lugares que aqui funciona o tráfico e funciona a milícia. Então são duas coisas que estão proliferando em alta demanda aqui em Anchieta. E o que que acontece? Há umas duas ou três semanas teve uma troca de tiros intensa aqui devido a essas disputas entre a milícia e o tráfico”, disse outro morador.
Na última consulta feita pela reportagem, a marcação do local havia sido removida do sistema de busca.
Procurada, a Polícia Militar disse que realiza ações de policiamento ostensivo e conta com a ajuda da população, através do Disque Denúncia.