Ícone do site Ecos da Noticia

Rio Acre chega a 1,32 m no fim de semana e se aproxima de cota histórica


O Rio Acre atingiu a cota de 1,32 metro neste domingo (18) em Rio Branco – menor cota histórica registrada para outubro. O manancial ficou também dois metros acima da cota histórica,que é de 1,30 metro, registrada em 2016.


Já nesta segunda-feira (19), o rio subiu 13 centímetros e chegou a 1,45 metro. A Defesa Civil do estado alertou que outubro tem registrado cotas bem abaixo dos últimos anos, o que é incomum para o período.


Um dos níveis mais baixos registrado em outubro foi em 2017, quando chegou a 1,55. No ano passado, no mesmo mês, essa cota era de 1,86 metro.


“A tendência agora é do aumento das chuvas até o final de abril, porque no mês de outubro, começamos a ter chuvas nessa transição da estiagem para o inverno amazônico”, explica o coordenador estadual adjunto de proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Eden Santos.


A Defesa Civil espera 50 milímetros de acumulado de chuvas até 22 de outubro. “Agora vamos ter um aumento que vai ser reflexo desse aumento das chuvas. A tendência é que suba o rio, estabilize e volte a cair a cota e fique nessa instabilidade. O que a gente está vendo em outubro é anormal, porque neste período o rio deveria estar mais cheio e ele quase se aproxima da cota histórica”, finaliza.



Sair da versão mobile