Morreu na madrugada deste sábado, 3, vítima de infarto, o historiador e professor de ensino superior Carlos Alberto Alves de Souza, de 63 anos, conhecido por narrar a história do Acre em livros. Ele era candidato à vereador nestas eleições no município de Rio Branco pelo PSDB.
O candidato à prefeitura de Rio Branco, Minoru Kinpara, foi um dos que comentaram a perda. “Lamento, profundamente, o falecimento do meu amigo e colega de trabalho, prof. Carlos Alberto. Que Deus conforte os corações dos familiares e amigos!”, escreveu.
Durante 17 anos, Carlos Alberto enfrentou um processo que se revelou escandaloso na Justiça estadual por causa do livro didático “História do Acre”, editado em 1992 pela M.M. Paim.
Por força de uma decisão liminar da juíza Maria Cezarinete, quatro mil exemplares da obra foram apreendidos e o julgamento do mérito protelado por quase duas décadas.
Em 2018, lançou a revista Pontos de Educação. A causa da morte ainda não foi revelada por familiares. O velório está marcado para ocorrer a partir das 9 horas deste sábado, na funerária São João Batista.