Ícone do site Ecos da Noticia

Após redução de quase 50% nos atendimentos durante pandemia, Hosmac volta a atender até 8 mil pacientes por mês


Após cerca de três meses com redução de quase 50% nos atendimentos por conta da pandemia do novo coronavírus, o Hospital de Saúde Mental do Acre voltou a atender, em média, 8 mil pacientes por mês. A informação foi confirmada pelo gerente geral da unidade, Halissom Lima.


A explicação para a queda nos atendimentos, segundo ele, foi que os atendimentos ambulatoriais e primeira consulta de pacientes foram suspensos por conta da pandemia.


Entre os meses de abril a junho, a média de atendimentos não passou dos 4 mil pacientes. Nesse período, a unidade manteve somente os atendimentos emergenciais. Desde julho, os serviços foram sendo retomados, de forma gradual.


A unidade tem 33 leitos masculinos e 30 leitos femininos. Além dos atendimentos de emergência, ambulatoriais e de consultas com dentistas, o hospital atualmente possui 18 pacientes que residem na unidade. Esses pacientes estão no local por abandono da família ou por determinação judicial.


“Na questão emergencial, a porta continuou aberta durante esses meses. Mas, suspendemos as consultas ambulatoriais de primeira vez. Voltamos em julho e os atendimentos ficam em torno de 6 a 8 mil mensais entre consultas ambulatoriais, consultas de emergência, internação, dentista, acompanhamento de enfermagem. Na pandemia, tivemos uma queda aí para 4 mil, em média”, disse o gerente.


Lima afirmou ainda que tem percebido um aumento na procura por atendimentos de primeira vez na unidade desde o mês setembro.


“Não temos exato esse número, mas estamos percebendo esse aumento devido ao volume de pessoas e demanda que tem chegado na unidade, as ligações pedindo informações subiram bastante”, afirmou.


Em julho, uma fiscalização do Conselho Regional de Medicina (CRM-AC) encontrou algumas irregularidades no funcionamento do Hosmac. Segundo o Conselho, a unidade estava com a estrutura precária por falta de reforma e sem barreira mecânica de proteção tanto para pacientes quanto para servidores contra a Covid-19.


Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) informou que uma série de medidas estavam sendo adotadas para sanar alguns entraves no funcionamento do hospital. Quanto às obras de revitalização, a secretaria informou que um aporte de recursos de R$ 1,4 milhão em emendas da bancada acreana foi liberado com essa finalidade e que estava em fase de elaboração do projeto.


Sair da versão mobile