Ícone do site Ecos da Noticia

Após quatro meses, site criado para detectar celulares roubados ou furtados no AC tem mais de 1,2 mil cadastros


Mais de 1,2 mil aparelhos foram cadastrados em site da Sejusp


Após quatro meses do lançamento do site que tem como objetivo reduzir o número de roubos e furtos de celulares no Acre, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sejusp) contabiliza mais de 1,2 mil cadastros de aparelhos.


O sistema recebeu o nome de *”Alerta Celular-Acre”* e é exclusivo para tratar de ações relacionadas a roubos e furtos dos aparelhos e facilita que o objeto seja encontrado em casos de roubo ou furto.


A ferramenta ainda disponibiliza a consulta de aparelhos no caso de quem vai efetuar uma compra e o dono não tenha nota fiscal. É possível pesquisar se o produto é fruto de roubo. A polícia também utiliza a ferramenta para localizar possíveis donos ao apreender esse tipo de material.


“Houve um cadastramento inicial bem acentuado e as informações têm sido utilizadas pelos policias que atuam na execução, quando na abordagem de pessoas no dia a dia o que possibilita ou não identificar se o celular que está portando é fruto de furto ou roubo”, disse o secretário, sobre o período de vigência do site.


A segurança ainda informou que o site tinha sido lançado em caráter experimental e que a proposta de teste era para 1,5 mil cadastros, o que fez com a adesão chegasse a pelo menos 83% do esperado. A partir de agora está aberto para quem desejar fazer o cadastro.


“O lançamento da proposta teve uma resolução impactante de roubos de celulares. Mas, o maior objetivo dele é a localização por meio da abordagem ao receptador e isso tem sido feito”, acrescentou o secretário.


Qualquer pessoa pode fazer o cadastro do aparelho utilizando o Imei do celular e, ocorrendo o roubo ou furto desse equipamento, essa mesma pessoa pode entrar no site e registrar a ocorrência. A medida dificulta a ação de pessoas que receptam o produto roubado para comercializar posteriormente.
Em relação a quantos celulares já foram recuperados, a segurança informou que ainda não tem esse dado, mas que na próxima etapa do projeto já vai ter esse quantitativo.


Sair da versão mobile