Acre tem redução de 13% no número de casos de malária em 2020, aponta levantamento


Ao longo do primeiro semestre e metade do segundo de 2020, o Acre teve uma redução de 13% no número de casos de malária, na comparação com o mesmo período de 2019.


Neste ano, entre os meses de janeiro e setembro, são 8,1 mil casos da doença em todo estado. No mesmo período do ano passado foram 9,3 mil. Os dados são do Sistema de Informações da Malária (Sivep) repassados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) nesta semana.


O responsável pela Área Técnica da Malária da Vigilância em Saúde da Sesacre, Dorian Jinkins de Lima, disse que apesar de algumas cidades terem apresentado um aumento nos números, no panorama geral, a redução ocorreu porque as ações não pararam mesmo no período da pandemia de Covid-19.


“A gente precisou se reinventar na pandemia. Fizemos reuniões virtuais com todos os municípios para orientar a não parar com as notificações e a vigilância, porque é um trabalho contínuo que jamais pode parar. A gente nunca deixou os municípios desamparados”, pontuou.


Entre as cidades que mais teve diagnóstico da doença, está Cruzeiro do Sul, no interior do estado, com mais de 4,9 mil casos. O aumento foi de 13% em relação a 2019, com 4,3 mil.


Sozinha, a cidade de Cruzeiro do Sul é responsável por 60% dos números registrados no estado em 2020.


Apesar de registrar um número baixo, de apenas 54 neste ano, a capital acreana, Rio Branco, teve um aumento de 35% em comparação com 2019, quando foram 40 notificações.


Senador Guiomard, no interior, foi um dos municípios que registrou redução (33%). Neste ano foram 179 casos, contra 268 no ano anterior.


“6 de novembro é Dia da Malária nas Américas e a gente está intensificando e se reinventando para fazer palestras, carreata, tudo respeitando a regras de isolamento social, para intensificar as ações. A gente trabalha de forma igualitária com a busca ativa de casos, orientação de educação e saúde”, concluiu Lima.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias