A pré-candidata à prefeitura de Rio Branco, Socorro Neri, assinou nesta terça-feira, 08, a Carta de Compromisso Executivo, Programa Cidades Sustentáveis, durante a plenária virtual, para construção do seu plano de governo. O tema da noite era Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.
A Carta destaca sete compromissos a serem executados durante o mandato 2021-2024: diagnóstico e plano de metas, com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), que já fazem parte dos eixos norteadores da Gestão Socorro Neri, frente à Prefeitura da capital, assim como de seu plano de governo; Mapa da Desigualdade; Comissão Municipal para os ODS e o Programa de Metas (criado em 2018 pela prefeita Socorro Neri), Lei de Acesso à Informação e parceria Governo Aberto; Combate à Corrupção; Utilizar as ferramentas e conteúdos disponíveis pela Plataforma Programa Cidades Sustentáveis e aderir ao Pacto de Prefeitos pelo Clima e Energia.
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia é a maior aliança mundial de prefeitos e líderes locais compromissados com a ação climática e foi formado em 2017. Rio Branco é signatária deste Pacto desde 2018.
“A assinatura desta Carta só reforça nossos compromissos, já em execução, para uma Rio Branco próspera e integrada ao Meio Ambiente”, disse Socorro Neri.
Convidado para falar sobre Mudanças Climáticas e Cidades Resilientes, Foster Brown, destacou a importância de preservar a floresta, principalmente no perímetro urbano. “Precisamos plantar árvores de forma coordenada em Rio Branco, para proporcionar, inclusive, melhoria de vida”, ressaltou.
O economista João Paulo Mastrângelo, que falou sobre resíduos sólidos e infraestrutura verde urbana, apresentou uma panorâmica do agravamento do desmate, nas imediações de Rio Branco, que causa impactos diretos na vida do cidadão.
Na quarta-feira, dia 09, será debatido Assistência Social, novamente pela plataforma Zoom.