192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Operação cumpre mandados no Acre contra bando que desviou R$ 9 milhões envolvendo o Banco do Brasil


A Polícia Civil de Rondônia deflagrou, na manhã desta sexta-feira (7), a Operação Faces da Liberdade, visando dar cumprimento a 16 mandados judiciais, sendo 8 de busca e apreensão em domicílios e 8 prisões temporárias.


As cautelares foram cumpridas nos estados de Rondônia e Acre, nas cidades de Alta Floresta d’Oeste (RO), Ji-Paraná (RO), Rio Branco (AC) e Assis Brasil (AC), e contou com o apoio da Polícia Civil do Acre e das Delegacias Regionais de Rolim de Moura (RO) e Ji-Paraná (RO).


A ação policial visa reprimir a prática de crimes de peculato, falsificação de documento público, falsidade ideológica e associação criminosa, crimes cujas penas, se somadas, podem chegar a 26 anos de reclusão.


Segundo a 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado, houve o desmantelamento de associação criminosa que consistia em um conluio espúrio entre funcionários do Banco do Brasil e falsificadores, que juntos agiam com vistas à subtração de dinheiro depositado em cifras milionárias de pessoas falecidas, lesando, assim, o espólio e o patrimônio dos herdeiros.


O grupo tinha como principal meio de execução a falsificação de sentenças em processos de inventário, partilha, certidões e escrituras lavradas em cartórios extrajudiciais. Os criminosos, em posse da documentação falsa, procuravam os empregados da agência bancária e faziam o saque das altas quantias.


Os empregados, visando dar cobertura à ação dos falsificadores e mediante o recebimento de propina, deixavam de observar uma série de procedimentos de segurança do Banco do Brasil, aceitando a documentação como idônea.


Segundo a Delegacia Especializada, foi possível identificar, até o presente momento, a subtração de saldo bancário de três contas correntes de pessoas falecidas, cujo valor total do dinheiro subtraído é de R$ 9.502.389,27. Entre os lesados está o espólio do conhecido diplomata, político, professor e escritor brasileiro Affonso Arinos de Mello Franco, falecido no dia 15 de março do corrente ano.


O nome da Operação remete a uma das grandes obras publicadas por Affonso Arinos quando em vida, chamada As Três Faces da Liberdade.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias