A constante interrupção do sinal de internet e telefonia em Cruzeiro do Sul, segundo o presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Luís Cunha, causa prejuízo diário de R$ 10 milhões para o comércio local.
Sem sinal , segundo ele, as empresas ficam impossibilitada de exercer suas atividades. “Não se recebe pagamento via máquinas de débito e crédito , não se transferência via aplicativo, não paga boleto bancário, o que gera juros e nem se atende chamados de delivery, tão importante nessa pandemia . São cerca de R$10 milhões que não voltam “.
Nas últimas semanas a situação tem se agravado e a cidade chegou a ficar mais de 12 horas sem sinal. Segundo a gerente de uma fornecedora de internet de Cruzeiro do Sul, que pediu para não ser identificada, de julho até agora, Cruzeiro do Sul sofreu 12 interrupções no sinal de telefonia e internet.
O sinal chega em Cruzeiro do Sul por fibra ótica pela Br 364. É a Oi que vende o sinal para as demais operadoras como a Vivo, Claro e Tim.
O Ministério Público do Acre, por meio do promotor Iverson Bueno, investiga os problemas que afetam a qualidade dos serviço de telefonia e internet em Cruzeiro do Sul. O promotor quer o serviço seja restabelecido em até uma hora após as interrupções que já chegaram a mais de 12 horas seguidas.