Após ficar cinco meses fechada por causa da pandemia, OCA retoma atividades com 30% da capacidade


Depois de mais de cinco meses com as atividades suspensas, a Organização em Centros de Atendimento (OCA) de Rio Branco, voltou com os atendimentos presenciais nesta terça-feira (25), com 30% da capacidade.


A portaria da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) com as medidas que devem ser adotadas foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). A Oca de Xapuri também retoma as atividades presenciais nesta terça.


Os atendimentos presenciais na OCA estavam suspensos desde o dia 18 março, quando a Secretaria de Saúde e o governo confirmaram três casos do novo coronavírus no Acre. A medida tinha como objetivo evitar aglomerações e a propagação da doença. Os atendimentos eram feitos de forma remota.


A portaria da Seplag determina que a retomada das atividades deve ocorrer de forma gradual e obedecendo a adoção das medidas mínimas previstas pelos órgãos de saúde e vigilância Sanitária como forma de prevenção ao contágio da Covid-19.


A diretora da Oca, Francisca Brito, disse que o retorno dos atendimentos presenciais ocorre após a adoção de várias medidas de prevenção. No primeiro dia de retorno, a diretora disse que a procura está sendo tranquila.


“Nós voltamos hoje com as atenções à bandeira e, nesse estágio, nessa etapa amarela, os atendimentos presenciais podem retornar e abrimos, mas abre em contingenciamento”, explicou a diretora.


Antes do período de pandemia, a capacidade de atendimentos era de 6 mil pessoas diariamente. Com a redução, a média diária é de 1,8 mil. São cerca de 150 atendimentos por hora para evitar aglomeração. O horário de atendimento vai ser de 7h30 às 13h30, em expediente corrido.


“Aqui dentro a gente se preparou durante todo esse tempo para receber as pessoas. Todos os nossos servidores estão com equipamento de proteção, a gente tem álcool em gel espalhado na central, temos a barreira de acrílico nos balcões de atendimento, fizemos uma porta para agendamento, uma por demanda espontânea e outra só para sair, para evitar que as pessoas se esbarrem. A gente remodelou as esferas modelando espaçamento de dois metros”, contou sobre as medidas adotadas.


Orientação


A diretora explica que alguns órgãos vão fazer o atendimento de forma espontânea e outros seguem com agendamento. Além disso, alguns não voltam com os atendimentos na OCA e permanecem na sede.


Veja quais não voltam para a OCA nesta etapa:


Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa);Energisa;Instituto Socioeducativo do Acre (ISE-AC);Junta Militar;Correios;Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC)


“Nós estamos trabalhando para que a maioria seja por agendamento porque, assim, evitamos aglomeração aqui”, pontuou.


A diretora ainda orienta e pede para que as pessoas que forem até a central em busca de atendimento não levem crianças e nem idosos e usem máscara.


“Vir só se for um caso de necessidade mesmo porque muitos atendimentos podem ser feitos remotamente. A gente estava fazendo nesse período alguns atendimentos por agendamento e outros por telefone, pelas nossas redes sociais e somando tudo que nós atendemos nesse período de pandemia, foram quase 45 mil atendimentos”, acrescentou.


A orientação é que as pessoas entrem em contato por meio dos telefones da OCA antes de ir de até o local por meio dos telefones: (68) 3215-2427; (68) 3215- 2445; (68) 3215-2411; (68) 3215-2475 e também do site.


Etapas


O atendimento da OCA deve continuar de forma gradual conforme as etapas do Pacto Acre Sem Covid.


Durante a etapa três, mantida no período do nível de atenção do Pacto Acre Sem Covid, o atendimento continua por meio de agendamento de horário definido previamente e com funcionamento de, no máximo, 30% de sua capacidade de atendimento presencial. Durante a etapa quatro, no nível de cuidado, o funcionamento permanecerá mediante agendamento de horário definido previamente e com funcionamento de, no máximo, 50% de sua capacidade de atendimento presencial.


A retomada do funcionamento completo da Oca com sua rotina normal e 100% de sua capacidade de atendimento acontecerá 90 dias após o controle da evolução da pandemia do novo coronavírus, seguindo o que o governo já havia determinado para a volta do atendimento http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativo.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias