Um menino de 10 anos teve ferimentos na cabeça, no braço e no tórax e teve o colete salva-vidas rasgado após ser arrancado por um tubarão do barco onde estava com a familia, em uma viagem de pescaria no litoral da Austrália. O ataque aconteceu na sexta-feira (17) no mar perto da cidade de Stanley, no norte da ilha da Tasmânia.
Segundo o serviço de emergências da Tasmânia, o tubarão fugiu depois que o pai da criança pulou na água para salvá-la, mas mesmo assim o menino ficou ferido e precisou ser hospitalizado. Ele não corre risco de morrer.
A Austrália, o país do mundo com maior número de ataques de tubarões, já registrou cinco mortes em incidentes desse tipo este ano.
De acordo com um morador da região, Ben Allen, a família contou que eles limpavam peixes no barco, de cerca de 6 metros, quando o tubarão pulou, mordeu o colete do menino e o puxou para a água. Eles suspeitam que fosse um tubarão branco, comum nos mares australianos, mas não conseguiram confirmar.
Allen, que é mergulhador e viu quando o barco chegou ao cais com o menino ferido, os tubarões brancos são comuns na região nesta época do ano.
“Perto de onde aconteceu o ataque há uma colônia de focas, ele devia estar procurando o que comer. O menino deu muita sorte, já tem uma boa história para contar”, disse ele em entrevista a uma emissora de rádio local.
Segundo o especialista em ataques de tubarão Chris Black, as chances de ter sido um tubarão branco são muito grandes, porque é a única espécie que tem a tendência de buscar alimento acima da linha da água.
“Provavelmente ele foi atraído porque eles estavam limpando os peixes no barco e jogando as entranhas na água. Está no DNA deles procurar fontes de bons alimentos e investigar”, explicou Black em entrevista à ABC australiana.