Nesta sexta-feira, 10, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), acompanhou a instalação e abertura de 8 leitos exclusivos para crianças acometidas com a Covid-19.
Com a abertura desses 8 leitos, segundo a chefe da enfermagem da unidade, Suane Souza, “as crianças que darão entrada na maternidade, serão aquelas que já foram referenciadas pela UPA do Segundo Distrito, Pronto-Socorro e central de regulação de leitos”.
Ainda na tarde de sexta, a unidade já recebeu os dois primeiros pacientes que ocupam dois desses novos leitos. A Maternidade Bárbara Heliodora realizava, até então, o atendimento apenas de mulheres infectadas pelo novo coronavírus.
Os leitos são equipados com a cama do paciente e uma cama para o acompanhante. No caso de crianças e adolescentes, segundo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Art. 12: os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários deverão proporcionar condições para a permanência, em tempo integral, de um dos pais ou responsável nos casos de internação de criança ou adolescente.
Assim, sendo o caso de crianças com Covid-19, com uma alta taxa de contaminação, “Esse acompanhante assistirá integralmente a criança durante sua permanência no hospital. Não haverá troca e nem visitas, para resguardar a saúde dos demais familiares e minimizar o risco de contaminação”, frisou Suane Souza.