Cena de desrespeito e abuso de poder chocou e repercutiu pelo Brasil neste domingo (19).
Eduardo Siqueira é desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ele foi abordado no sábado (18) na praia de Santos – litoral paulista – pela guarda municipal porque não estava usando a máscara. Desde o dia primeiro de maio é obrigatório o uso de máscaras na cidade e faz parte do trabalho da guarda municipal fiscalizar e autuar toda pessoa que não cumprir a regra.
O secretário de segurança pública de Santos – de quem Eduardo diz ter recebido o conselho de rasgar a multa – afirmou que apenas tentou acalmar o desembargador. O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a apuração imediata dos fatos. Requisitou a gravação original do vídeo e informou que vai ouvir os guardas municipais e o desembargador o mais breve possível. O tribunal afirmou ainda que não compactua com atitudes de desrespeito às leis, regramentos http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativos ou de ofensas às pessoas.
Na noite deste domingo (19), o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, determinou que o procedimento instaurado no Tribunal de Justiça de São Paulo seja encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça. Em sua decisão, o ministro entendeu que dessa forma evita-se a duplicidade de apurações.
Veja o vídeo: