Ícone do site Ecos da Noticia

Estado reinicia aulas do antigo ensino médio integrado em videoconferência

Aulas do antigo Curso de Formação Técnica Profissional Integrada ao Ensino Médio foram retomadas nesta segunda-feira, 20 Foto: Cedida.

 


Teve início na tarde desta segunda-feira, 20, a retomada das aulas do antigo Curso de Formação Técnica Profissional Integrada ao Ensino Médio. A aula inaugural se deu por meio de uma videoconferência transmitida dos estúdios de transmissão do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) aos alunos.


A medida é fruto de uma iniciativa do Governo do Estado do Acre, por intermédio do Ieptec, que firmou um compromisso com os 296 alunos que aguardavam, há quase dois anos, a retomada, conclusão e a devida certificação dos cursos, que encontravam-se pendentes.


Por ora, serão reiniciadas as aulas de maneira remota dos cursos Técnico em Enfermagem (75 alunos), Saúde Bucal (60 alunos) e Estética (28 alunos), da Escola Técnica Maria Moreira da Rocha. A previsão é que os demais cursos da esfera politécnica sejam retomados nos próximos meses.


Durante a videoconferência, o presidente do Ieptec, Francineudo Costa, falou sobre o desafio e a satisfação em garantir os direitos dos alunos à profissionalização Foto: Cedida.

A cerimônia

Durante a videoconferência, o presidente do Ieptec, Francineudo Costa, falou sobre o desafio e a satisfação em garantir os direitos dos alunos à profissionalização que haviam iniciado. “Assim que assumimos a gestão da Educação Profissional no Estado, a retomada das aulas para conclusão do médio-integrado foi colocada como prioridade em nosso planejamento estratégico. Para evitar maiores transtornos aos alunos, uma de nossas primeiras ações foi desmembrar a educação básica da técnica para que a participação deles no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] não fosse comprometida”, disse.


A cerimônia contou, ainda, com a presença do deputado federal Alan Rick, um dos parceiros incentivadores e apoiadores do governo do Estado e da instituição. “Um dia, já estive como esses alunos, tendo que trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Tenho certeza que os cursos ajudarão não apenas no mercado de trabalho, mas no vislumbre de qual o curso superior com que eles têm mais afinidade”, pontuou o deputado.


Ao final da transmissão, foram feitas explicações didáticas sobre a utilização da plataforma ead.ieptec.ac.gov.br, que contém vídeos tutoriais e a disponibilização de e-mails para tirar dúvidas. Os conteúdos programáticos e materiais de estudo, por exemplo, serão atualizados todas as segundas-feiras na plataforma.


Transmissão contou com explicações didáticas sobre a utilização da plataforma ead.ieptec.ac.gov.br, que contém vídeos tutoriais e a disponibilização de e-mails para tirar dúvidas Foto: Cedida.

Em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus, que exige o cumprimento de normas de segurança, entre elas o distanciamento social, a equipe multifuncional do Ieptec utilizará recursos tecnológicos para que as aulas sejam realizadas de forma remota, por meio da plataforma Moodle e do aplicativo Google Meet.


Na solenidade, compuseram também o dispositivo de honra os diretores de Administração e Finanças, Carlos Peres;  de Desenvolvimento de Educação Profissional e Tecnológica, Felipe Pietro; o chefe do Departamento Pedagógico e Curricular, Sebastião Ferreira; a chefe de Divisão de EaD, Érica Neves; e a coordenadora-geral da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, Adriana Alves.


Curso de Formação Técnica Profissional Integrada ao Ensino Médio existe desde 2017 Foto: Cedida.

A integração Ensino Médio-Integrado

Iniciado em 2017, o Curso de Formação Técnica Profissional Integrada ao Ensino Médio, como o próprio nome diz, buscava articular a formação básica de ensino à formação e qualificação profissional.


A proposta era atender 890 jovens estudantes do município de Rio Branco. Todavia, apenas 296 alunos participaram das aulas.


A proposta inicial acabou não sendo devidamente cumprida pela gestão passada, que deveria ter facultado o ensino básico junto com a formação técnica, o que não aconteceu.


Fonte: Agência de Notícias do Acre


Sair da versão mobile