Apesar da queda do número de casos confirmados no último domingo (26), os índices dos dias que antecederam assustaram autoridades do Acre, que decidiram, na última terça-feira (21), flexibilizar a abertura do comércio no Estado, após todos os municípios saírem da bandeira vermelha e entrarem na bandeira laranja.
Diante desse crescimento, o governador Gladson Cameli (PP) revelou que existe a possibilidade de retomar a ideia de decretar o bloqueio total, ou lockdown, no Acre. Isso acontecerá caso a população e os empresários não se conscientizem e não cumpram as determinações necessárias.
Gladson disse:
“Existe essa possibilidade com toda certeza do mundo. Agora não me pergunte quando. Nós não temos estrutura para realmente obrigar que as pessoas não fiquem nas ruas. As pessoas só precisam ter consciência de fazer seu dever de casa agora mais do que nunca, pois se não houver essa consciência, vai fechar de novo e depois não adianta chorar o leite derramado”
Sobre a flexibilização do comércio, ele ainda chegou a comentar:
“Estou preocupado em saber nos próximos dias qual será o impacto dessa flexibilização, pois não temos um dado técnico e científico da medicina sobre sua cura. A minha prioridade é derrubar esse coronavírus de uma vez por todas”