Ícone do site Ecos da Noticia

Com 1,3 mil acidentes de trânsito, Acre reduz ocorrências e Detran atribui a isolamento social

Nos cinco primeiros meses de 2020, o Departamento de Trânsito do Acre (Detran-AC) registrou 1.387 acidentes no estado. No mesmo período do ano passado, o número de acidentes foi de 1.775. Os dados foram divulgados pelo órgão.


Apenas no primeiro bimestre de 2020, o Acre registrou mais de 700 acidentes de trânsito e nove mortes. O dado não inclui acidentes registrados nas rodovias federais e que são atendidos pela Polícia Rodoviária Federal no Acre (PRF-AC).


Em comparação aos primeiros cinco meses do ano passado, a redução no número de acidentes foi de 21,8% e, segundo o Detran-AC, está ligada a suspensão dos serviços não essenciais devido à pandemia do novo coronavírus.


O serviço o público, comércio e outras atividades não essenciais estão suspensas desde março, quando surgiram os primeiros casos de Covid-19 no estado.


Segundo o levantamento, o ano de 2020 começou com 367 batidas entre veículos. O número baixou para 358 em fevereiro, 251 em março, abril fechou com 191 e 220 em maio.


Em 2019, janeiro teve 286 acidentes, mas os números cresceram nos meses seguintes. Fevereiro registrou 329, março 381, abril 373 e maio com o maior número, 406.


Ao G1, o presidente do Detran-AC, Luiz Fernando Duarte, atribuiu a redução nos números ao rodízio de veículos instalado em Rio Branco entre os dias 18 e 31 de maio.


“Foi uma redução em todos os indicadores. Esse levantamento estatístico é feito pelo Polícia Militar e encaminhado para o Detran. Houve a questão do rodízio em Rio Branco e o isolamento em todo estado”, defendeu.


Mortes


Sobre o número de mortes, o estudo mostrou que 19 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito no Acre entre janeiro e maio. Em 2019, foram 20 vítimas fatais no mesmo período.


Um dos acidentes que mais chocaram no estado foi registrado no mês de março. Um adolescente de 13 anos teve a cabeça esmagada por um poste após o carro em que ele estava bater na Via Chico Mendes, na capital acreana.


Gabriel Oliveira, de 22 anos, foi outra vítima fatal dos acidentes de transito em 2020. Ele tinha saído para comprar salgados com um amigo quando perdeu o controle da motocicleta e bateu em um poste. O acidente ocorreu no dia 30 de maio, no Conjunto Bela Vista.


Campanhas
O presidente do Detran-AC também acrescentou que, excepcionalmente esse ano, o órgão não fez as campanhas nas ruas para alertar os motoristas sobre os acidentes. Ações tiveram que ser desenvolvidas pela internet.


“Não foi possível colocar as equipes nas ruas, mas assim que retornarem as atividades vão voltar com nossas campanhas de educação e fiscalização de trânsito”, garantiu.


Sair da versão mobile