Ícone do site Ecos da Noticia

Cidade do AC cancela comemoração de aniversário após prefeito morrer um dia antes e governo decreta luto


O governo do Acre decretou luto oficial de três dias pela morte do prefeito da cidade de Rodrigues Alves, interior do Acre, Sebastião Souza Correia (MDB), de 75 anos, nessa segunda-feira (27). Além disso, a programação para se marcar os 28 anos da cidade foi cancelada.


O gestor tinha participado, durante a manhã, da inauguração de um posto de saúde, na Comunidade Pucalpa, na zona rural da cidade, que recebeu o nome do irmão dele, José Souza Correia, quando passou mal. O evento fazia parte da programação do aniversário de 28 anos da cidade, comemorado nesta terça (28). Toda a programação foi cancelada.


Ele retornou para casa e voltou a se sentir mal. O prefeito, então, pediu para ser levado para o hospital pelo filho. Correia chegou andando na unidade de saúde, foi atendido, mas sofreu o infarto e não resistiu.


Programação de aniversário cancelada


Apesar das limitações por conta da pandemia do novo coronavírus, a pequena cidade de Rodrigues Alves, de pouco mais de 18,9 mil habitantes, tinha uma programação em comemoração ao aniversário de 28 anos. Porém, devido à morte do prefeito, os eventos foram todos cancelados.


A informação foi confirmada pelo secretário de saúde da cidade, Júlio Martins. Segundo ele, estava programada uma alvorada com fogos na manhã desta terça, depois inauguração de uma rua e uma praça, carreata com carros da prefeitura e por fim uma live com artistas locais. No ano passado, o aniversário foi marcado por cavalgada e apresentações musicais ao longo de uma semana.


A única atividade que foi mantida foi a carreata, porém vai ser em forma de cortejo do corpo do prefeito até a cidade de Cruzeiro do Sul, onde vai ser sepultado.


“As comemorações tiveram que ser canceladas, não tem condições. Ele era uma pessoa muito querida por todos aqui na cidade, tratava todo mundo igual, um homem trabalhador mesmo. Estamos ainda fazendo o velório aqui no Parque Municipal e logo mais faremos o cortejo. Essa foi uma perda muito grande”, disse o secretário.


Luto


Em sua página do Facebook, o governador Gladson Cameli lamentou a morte do gestor, a quem chamou de amigo.


“É com grande pesar que lamento a morte do prefeito de Rodrigues Alves, Sebastião Correia. Meu velhinho, como eu o chamava carinhosamente, deixará saudades. Neste momento de profunda dor envio minhas condolências para toda a família e amigos enlutados com esta perda irreparável. Descanse em paz, meu amigo”, disse.


O velório do prefeito ocorreu no Parque Municipal da cidade, que é um espaço aberto e com controle de entrada e saída das pessoas para evitar aglomeração por conta da pandemia. O corpo vai ser levado para a cidade vizinha, Cruzeiro do Sul, nesta terça para sepultamento no Cemitério São João Batista.


Sair da versão mobile