Casal recolhe mais de 200 quilos de lixo que estavam às margens de rio no interior do Acre


A estudante Sharon Haerdrich, de 19 anos, junto com o namorado Thiago Kleber, de 25, removeram cerca de 240 quilos de lixo de uma faixa de areia de pelo menos 500 metros em uma praia do Rio Iaco, no ramal Santa Rosa, em Sena Madureira, interior do Acre. A ação ocorreu na manhã desta terça-feira (21).


O jovem casal queria um pouco de laser e na última segunda-feira (20) foi até a praia para tentar fugir do calor do Acre, mas encontrou muito lixo na região.


Sharon contou ao G1 que o dia escolhido para ir à praia, na segunda, era para evitar aglomeração devido à pandemia de Covid-19, mas quando chegou lá, além de ter muitas pessoas, o lixo chamou a atenção da jovem e fez com que ela voltasse para casa decepcionada.


“Quando eu era criança morava perto do rio e sempre na época do verão tinha o hábito de ir pra lazer e diversão. Na segunda, a gente resolveu ir lá porque pelo dia, pensei que não ia ter muita gente por causa da pandemia e evitar aglomeração”, contou.


Mas, para surpresa da estudante não só tinha muita gente, como também uma quantidade de lixo que deixou o casal assustado e eles resolveram voltar para casa.


“Tinha muita garrafa de cerveja, pontas de cigarros, embalagens plásticas, fraldas, garrafas e até roupas. Fiquei muito triste, porque é um local que eu gosto muito e eu já tinha envolvimento com o ativismo ambiental e quando chegamos em casa o Thiago falou, você está tão triste então vamos fazer alguma coisa, colocar a mão na massa mesmo”, contou.


Lixo estava jogado às margens do rio no interior do Acre — Foto: Arquivo pessoal

Lixo estava jogado às margens do rio no interior do Acre — Foto: Arquivo pessoal


Limpeza

A partir da decepção, eles tiveram a ideia de comprar os sacos plásticos e foram para a praia novamente e desta vez para mudar o ambiente com a limpeza.


Sharon contou que eles conseguiram encher oito sacos de lixo de 30 quilos cada um, o que dá uma média de pelo menos 240 quilos de lixo que estava jogado na faixa de areia, também nos barracos e área de mata próxima.


“A gente ficou de 8h às 11h da manhã e conseguimos remover todo lixo que tinha visível na praia. Só não conseguimos remover 100% porque nossos sacos acabaram”, contou.


Casal comprou sacos de lixo e limpou praia de rio após se sentir incomodado com sujeira — Foto: Arquivo pessoal

Casal comprou sacos de lixo e limpou praia de rio após se sentir incomodado com sujeira — Foto: Arquivo pessoal


Impotência

A estudante disse que o primeiro momento foi marcado pelo sentimento de impotência em ver o lugar que marcou toda a infância dela estar tão poluído.


“O primeiro sentimento que a gente tem é de impotência porque além de ser público, o rio Iaco é vital e tem uma importância, tanto no aspecto econômico quanto social da cidade. Me senti muito impotente quando vi a situação porque estamos degradando uma coisa que é nossa, nosso patrimônio”, lamentou.


Mas, o sentimento ruim passou depois da limpeza e o casal de jovem ficou munido de esperança com a repercussão que teve nas redes sociais, onde ela fez uma publicação com o alerta: “parem de poluir o rio Iaco.”


“O sentimento que tenho agora é vontade de fazer mais. Mas, ainda muita tristeza ao mesmo tempo porque, mesmo que tenha se transformado em algo bom, a origem disso foi uma situação de desrespeito e inconsciência com o meio ambiente e a nossa cidade”, pontuou.


A estudante contou que recebeu contatos de profissionais da área ambiental para começar algum projeto e iniciativa para cuidar do rio e que devem sentar posteriormente para discutir ações futuras para manter a conservação da área.


“Espero que se converta em algo prático e não fique apenas nas redes sociais porque muita gente foi lá, comentou, curtiu, então que na prática tenhamos atitudes positivas e que as pessoas passem a se conscientizar”, pediu.


Além disso, ela contou que pessoas se ofereceram para participar de ações futuras. O desejo dela é que tudo se concretize em ações de fato. Após colhe tudo, o casal que estava em uma motocicleta, levou todo o material até uma caixa de lixo na BR para que ficasse acessível aos recolhedores para levarem ao aterro da cidade.


Sozinhos, os dois fizeram a limpeza no rio — Foto: Arquivo pessoal

Sozinhos, os dois fizeram a limpeza no rio — Foto: Arquivo pessoal


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias