Brasileia também volta atrás e revoga decreto que liberava eventos religiosos na pandemia

A prefeitura de Brasileia foi a segunda do Acre a voltar atrás e revogar decreto que liberava realização de eventos religiosos na cidade uma vez por semana, durante o período de pandemia do novo coronavírus. O decreto que revoga a medida foi publicado na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial do Estado (DOE).


Brasileia estava entre as 11 cidades acreanas que descumpriram com o determinado pelo decreto estadual, através do pacto Acre sem Covid, que estipula os critérios para os setores voltarem a funcionar durante a pandemia. Tarauacá também revogou a medida e agora, nove cidades permanecem descumprindo o decreto.


Entre as cidades que ainda descumprem a determinação do governador Gladson Cameli estão Capixaba, Santa Rosa do Purus, Rodrigues Alves, Plácido de Castro, Xapuri, Epitaciolândia, Jordão, Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul.


Com restrição de 30% de pessoas e encontros apenas aos domingos, a prefeitura de Brasileia tinha liberado a realização de eventos religiosos no último dia 24 de junho. O decreto municipal foi publicado antes da divulgação do plano do governo.


A cidade, de 26,2 mil habitantes, registra 507 casos de Covid-19, sete mortes pela doença até esse domingo (12) e está classificada ainda em nível de emergência, representado pela cor vermelha.


Porém, o decreto governamental determina que os eventos religiosos só podem reabrir a partir da fase amarela com apenas 30% e na fase verde com 60%, seguindo os cuidados de higienização.


Somente a regional do Juruá, Tarauacá/Envira foi reclassificada para a bandeira laranja, que quer dizer alerta. As demais regionais estão ainda na fase vermelha, de emergência.


No dia da publicação do decreto, a procuradora-geral do município, Marília Gabriela, chegou a informar que os representantes das igrejas em Brasileia assinaram um termo de que iriam cumprir as determinações do decreto. Ainda segundo ela, a decisão também foi em consequência de um decreto do governo federal que inclui atividades religiosas na lista de serviços essenciais durante a pandemia.


Coronavírus em Brasileia


Com pouco mais de 42,5 mil habitantes, Brasileia tem 507 casos de Covid-19 confirmados, segundo último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), divulgado nesse domingo (12). Outros 759 casos foram descartados e oito seguem em análise. Em todo Acre já são 16.190 casos da doença.


No ranking da incidência média da doença, o município aparece em 7º lugar no Acre, com taxa de 192,9 para cada 10 mil habitantes. Os municípios de Assis Brasil e Cruzeiro do Sul apresentam as maiores incidências do estado com 302 e 267 por cada 10 mil habitantes, respectivamente.


Do total de 426 mortes causadas pela Covid-19 no estado, sete foram registradas em Brasileia. O maior número de óbitos está na capital Rio Branco, com 291 casos.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias