Belo Jardim, Bosque e Estação são bairros com mais casos de Covid-19 em Rio Branco, aponta boletim

Os bairros Belo Jardim, Bosque e Estação Experimental são os que registram maior número de casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus na capital acreana, Rio Branco. Dos 71 bairros listados pela Secretaria Municipal de Saúde com casos da doença, somente oito não tiveram óbitos.


Os dados são do último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura com base em dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) sobre o avanço da pandemia no Acre até o dia 5 de julho. O boletim com a distribuição dos casos por bairros é divulgado uma vez por semana.


O Acre tem 14.941 casos confirmados de Covid-19, segundo boletim da Sesacre divulgado nessa terça-feira (7). A maioria dos casos está na capital que registra 7.550 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 277 óbitos do total de 399 mortes pela doença.


Um mapa com a distribuição dos casos por bairro onde os pacientes com a doença residem mostra os locais de maior incidência da doença. Os mapas com a distribuição geoespacial são elaborados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


O levantamento mostra que do total de casos positivos da doença na capital acreana, 653 estão concentrados nos bairros Belo Jardim, Bosque e Estação Experimental.


Outros 1.104 casos são registrados nos bairros Vila Acre, João Eduardo, Cidade do Povo, Calafate, Esperança, Conquista e Floresta. Há ainda registro de 126 a 34 casos em outros 61 bairros do município.


Ao G1, a prefeitura informou que existem mais casos confirmados em outros bairros da capital, mas que foram inseridos no boletim somente os que tiveram números mais expressivos. Em um boletim divulgado em maio foram analisados 180 bairros em Rio Branco.


Ainda segundo a prefeitura, agora estão sendo analisados 124 bairros, conforme plano diretor do município, e que desses, somente oito não têm casos confirmados de Covid-19.


O boletim também mostra a distribuição de óbitos por bairros de Rio Branco. A maioria se concentra no bairro Bosque, Tancredo Neves e Estação Experimental, onde foram contabilizadas 12, 11 e 9 mortes, respectivamente. Os demais óbitos estão distribuídos em 60 bairros da capital.


Com relação ao perfil dos casos confirmados de Covid-19, 55% dos casos são mulheres e outros 45% homens. Além disso, 20% estão na faixa etária de 50 a 69 anos de idade, 5,5% na faixa etária de 70 anos e mais e a maior incidência é na faixa etária de 20 a 49, com 71% dos casos.


Na faixa etária de 10 a 19 anos o número representa 2,5% dos casos e 1% está na faixa etária de menores de 10 anos.


Compra de testes rápidos


A prefeitura de Rio Branco abriu duas cotações de preço para comprar testes rápidos e reagentes químicos para garantir a testagem da população. O aviso de cotação de preço foi publicado na edição dessa terça-feira (7) do Diário Oficial do Estado (DOE).


Os interessados devem solicitar o modelo das propostas por meio de um e-mail disponibilizado pela prefeitura até as 18h desta quarta (8) (horário do Acre).


Inquérito epidemiológico


Equipes de saúde de Rio Branco iniciaram, na última sexta-feira (3), uminquérito epidemiológico para identificar casos de Covid-19 na capital acreana. O primeiro bairro a receber as equipes foi o Cadeia Velha.


A ideia é fazer mil testes rápidos em moradores de diferentes residências do bairro. Apenas um morador por casa vai fazer o exame para que o dado seja inserido em um relatório e a família passe a ser monitorada, em caso positivo.


O inquérito vai ser realizado até o próximo dia 10 de julho em diferentes bairros escolhidos pela proporção de casos do novo coronavírus. A prefeitura garantiu que todos os profissionais vão estar com Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e o procedimento vai levar no máximo 15 minutos.


O G1 questionou se a prefeitura já tinha um balanço da quantidade de testes que foi feita até esta quarta (8), em quais bairros e também quantos deram positivo, mas foi informado de que o resultado do inquérito só deve ser divulgado após o dia 10 de julho.


Acre se aproxima dos 15 mil casos de Covid-19 confirmados


Números Covid-19 no Acre


Em 24h, foram registrados 253 casos novos de coronavírus no Acre. Oestado atingiu 14.941 contaminados pelo vírus. Há ainda 130 exames aguardando o resultado nos laboratórios Lacen e Mérieux.


Apenas os municípios de Jordão e Porto Walter seguem sem registrar mortos pela Covid-19. Os dados do boletim mostram ainda que há 8.460 pessoas recuperadas no estado, 57% do total.


O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, mantendo uma taxa de 1.694 casos para cada 100 mil habitantes e letalidade de 2,7%.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias