O ministro da Controladoria-Geral da União Wagner Rosário disse hoje (14) que o governo federal já conseguiu recuperar R$ 78 milhões do auxílio emergencial pagos a quem não tinha direito ao benefício. A informação foi divulgada pelo portal G1.
“Nós já recuperamos até o momento R$ 78 milhões de 82 mil beneficiários. É pouco perto do valor que se foi, mas temos várias pessoas realizando a devolução desse valor”, afirmou Rosário em audiência na comissão mista do Congresso Nacional que acompanha os gastos e ações de combate à pandemia do novo coronavírus.
Segundo o ministro, muitos servidores públicos e militares tiveram os CPFs usados para fraudar o auxílio. Ele afirmou, no entanto, que quem cometeu ilícitos vai sofrer sanções, não apenas http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativas, mas penais.
“Iniciamos um trabalho de busca de bases de dados de folhas de pagamentos de servidor público estaduais e municipais, porque o governo federal não tem acesso a essas bases. Numa parceria com estados e municípios, cruzamos e identificamos mais de 299 mil servidores públicos de todos os entes público recebendo recursos do auxílio emergencial”, afirmou Rosário.