Em sessão extraordinária realizada na tarde desta terça-feira (14), os deputados do Acre elegeram a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para a 3ª e 4ª Sessões Legislativas da 15ª Legislatura (biênio 2021/2022), tendo à frente o atual presidente, deputado Nicolau Júnior (PP).
O progressista foi reconduzido, concorrendo em chapa única, ao cargo de presidente com 23 votos, garantindo, assim, sua permanência à frente do Parlamento Estadual pelos próximos dois anos.
A eleição deveria ocorrer apenas em fevereiro, mas foi antecipada a pedido do deputado Gehlen Diniz (Progressistas). Os parlamentares aprovaram uma mudança no regimento interno da Aleac que permitiu a antecipação. A reeleição da Mesa Diretora da Aleac partiu de um consenso entre os parlamentares estaduais.
De biênio em biênio, a mesa diretora da Assembleia é eleita para cumprir o papel de coordenar as ações institucionais que delimitam a http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração do Poder Legislativo. Após uma gestão pacífica e de boa relação com deputados tanto da base governista como oposicionista, o deputado Nicolau Júnior foi reeleito para dar continuidade ao trabalho que foi implementado no biênio de 2019/2020.
Além do parlamentar progressista, a chapa conta ainda com Jenilson Leite (PSB), sendo seu vice, a primeira secretaria continuou com o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) e a segunda-secretaria com a deputada Antônia Sales (MDB).
A votação não foi nada convencional devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A eleição foi realizada de maneira virtual, através da plataforma digital da Casa de Leis, como já ocorre com as sessões ordinárias. A nova Mesa Diretora toma posse em 1º de fevereiro do próximo ano.
Ao agradecer a confiança de seus pares, Nicolau Júnior disse que “essa eleição é a vitória do parlamento estadual”. Disse ainda que pretende unificar ainda mais os trabalhos na casa, primando sempre pelo melhor para os cidadãos acreanos.
“Quero agradecer a minha família que tem me dado apoio nessa caminhada, agradecer o povo do Acre que me concedeu este mandato, e agradecer aos deputados que me deram o segundo mandato de presidente. Juntos, enfrentamos dois anos árduos de grandes debates, desafios e muito trabalho. Agradeço de verdade por me concederem mais um voto de confiança”, disse.
O presidente da Aleac frisou ainda que o objetivo agora é focar nas ações que possam colaborar para a retomada social e econômica do estado, garantindo o acesso à saúde frente à pandemia do coronavírus.
“Quero aproveitar esse momento memorável para reforçar meu compromisso com a população acreana. Continuarei trabalhando diariamente para garantir o bem-estar das famílias do Acre. O parlamento moderno precisa estar atento às demandas da população. E temos feito isso. Eu sei que juntos vamos conseguir retomar nossa economia e restabelecer a saúde do nosso povo”, disse.
Confira a composição da nova mesa diretora que toma posse em fevereiro do próximo ano.
PRESIDENTE: Nicolau Junior (Progressistas)
Primeiro secretário: Luiz Gonzaga (PSDB)
Primeiro vice-presidente: Jenilson Leite (PSB)
Segundo secretário: Antonia Sales (MDB)
Segundo vice-presidente: Antônio Pedro (DEM)
Terceiro secretário: Jonas Lima (PT)
Terceiro vice-presidente: Maria Antonia (PROS)
Quarto secretário: Whendy Lima (PSL)
Quinto secretário: Chico Viga (PHS)