Pessoas desrespeitam isolamento social por causa da Covid-19 e lotam praia no Rio Acre

Vídeo em que dezenas de pessoas aparecem na Praia da Base, em Rio Branco, viralizou nas redes sociais nesse domingo (22). Decreto governamental proíbe aglomeração durante a pandemia.


Um vídeo em que dezenas de pessoas aparecem na chamada Praia da Base, no Rio Acre, aproveitando o sol desse domingo (22), viralizou nas redes sociais. A aglomeração está proibida no estado como medida de prevenção ao novo coronavírus, mas, mesmo assim, parte da população insiste em desrespeitar o isolamento social.


Nas imagens, é possível ver muitas pessoas, entre homens, mulheres e até crianças, tomando banho e outras aglomeradas na areia. Além de não respeitar o isolamento social, o grupo não usa máscara de proteção facial.


Os números da Covid-19 no Acre continuam aumentando a cada dia e a cidade de Rio Branco é a que tem mais casos da doença no estado.


O boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) desse domingo (21) apontou que o Acre atingiu a marca de 300 mortes causadas pelo novo coronavírus. O número de casos confirmados subiu de 11.263 para 11.381. Somente na capital acreana são 214 óbitos pela Covid-19 e 5.985 da doença.


As regras de isolamento social são essenciais para o achatamento da curva de contaminação do novo coronavírus. Mas, basta circular por algumas ruas de Rio Branco para verificar que parte da população desrespeita as medidas do governo para combater a pandemia. Não é difícil encontrar pessoas reunidas ao ar livre, formando aglomerações e, principalmente, sem máscara.


Os especialistas recomendam que o isolamento seja de 70%, mas a atual média do estado, no entanto, gira em torno de 40% por semana.


De acordo com aplicativo Inloco, que mede o nível de isolamento social em todo Brasil, o Acre registrou, na última sexta-feira (19), uma taxa de 37,9%. Esse é o pior índice desde o dia 17 de março, quando foram registrados os primeiros três casos do novo coronavírus no estado.


Decreto governamental


O decreto que suspende as atividades não essenciais e o serviço público no estado vence nesta segunda (22). O governador do Acre, Gladson Cameli, ainda não informou se vai voltar a prorrogar ou se vai determinar a abertura do comércio em geral e também a liberação das demais atividades.


As atividades não essenciais estão suspensas no Acre desde o dia 20 de março, quatro dias depois que o estado confirmou os primeiros três casos de Covid-19.


Já a prefeitura de Rio Branco, segundo último decreto, está com as atividades consideradas não essenciais e as aulas nas escolas das redes pública e privada e instituições de ensino superior suspensas até o dia 30 de junho.


No caso do comércio, o decreto governamental permite apenas a venda de produtos para entrega ou por meio do serviço de drive-thru. *Além de outras regras como:*


▪️Uso obrigatório de máscara nos locais de públicos e privados;


▪️Limite de pessoas por estabelecimentos. Apenas uma pessoa de cada família por ir ao supermercado;


▪️Proibida a aglomeração de mais se 5 pessoas nos locais públicos;


▪️A abertura de escolas, creches, faculdades, centros universitários, bares, cursos, missas, igrejas, teatros, casas noturnas e outros estão suspensas.


▪️Medidas rígidas para evitar filas nas agências bancárias do estado.


▪️Proibida permanência de crianças e adolescentes de até 14 anos, sozinhos ou acompanhados, em filas internas ou externas, exceto nos casos de atendimento à saúde da própria criança.


O decreto permite também que sejam adotadas multas para as pessoas que descumprirem as determinações do poder público.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias