Jovem com Covid-19 dá à luz após 5 horas de parto normal no interior do AC e bebê nasce bem

Jovem com Covid-19 dá à luz após 5 horas de parto normal no interior do AC e bebê nasce bem


Grávida do primeiro filho, jovem de 19 anos ganhou bebê nesse sábado (27) na maternidade de Cruzeiro do Sul. Esse foi primeiro parto normal da unidade de paciente com Covid-19.


Uma jovem de 19 anos diagnosticada com Covid-19 deu à luz após cerca de cinco horas de trabalho de parto. Esse foi o primeiro parto natural feito na maternidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, em paciente com coronavírus.


O G1 tentou contato com a jovem, que é moradora da zona rural de Mâncio Lima, mas até última atualização desta reportagem não obteve sucesso.


Ela se internou na sexta-feira (26) e estava grávida de 36 semanas e 4 dias do primeiro filho. Segundo o médico ginecologista que acompanhou a paciente, Billy Rodrigues, tanto a mãe como o bebê estão bem.


A jovem e o bebê tiveram alta da obstetrícia e da clínica médica, mas, de acordo com Rodrigues, ainda aguardam alta do pediatra para ir para casa. A pequena Vitória nasceu com 2,6 quilos e está saudável.


“Ela tem teste positivo para Covid-19 e estava internada após se queixar de falta de ar leve. Daí no sábado começou a entrar em trabalho de parto e a gente fez o acompanhamento. Foram cinco horas de trabalho de parto, montamos uma equipe já que, por conta da patologia dela, não podia entrar acompanhante. Mas, ficou uma equipe de obstetra, enfermeiro, dois técnicos fazendo o monitoramento”, disse o médico.


Para evitar contaminação após o parto, assim que o bebê nasceu, o médico disse que cortaram rapidamente o cordão umbilical e somente após colocar roupa no bebê foi que a equipe apresentou à mãe.


“Ela foi orientada a ficar sempre de máscara, inclusive durante amamentação para evitar contaminação. O bebê foi avaliado pela pediatra e está bem”, afirmou Rodrigues.


Esse foi o primeiro parto normal de grávida com Covid-19 na maternidade, mas outros cinco partos por cesariana já foram feitos desde o início da pandemia. Para o médico, esse é um desafio ainda maior.


“Estamos em um momento de preocupação e de muitas incertezas e até insegurança. É um desafio, porque a gente está ali tentando dar uma melhor assistência para paciente para que ocorra tudo bem, tomando os cuidados, todo mundo paramentado. Foi uma experiência muito boa”, concluiu.


Covid-19 em Cruzeiro do Sul


Com pouco mais de 88 mil habitantes, Cruzeiro do Sul é a segunda maior cidade do Acre e também registra o segundo maior número de casos de Covid-19 do estado.


Conforme o último boletim divulgado nesse domingo (28) pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o município tem 2.039 casos da doença. Outros 2.835 foram descartados e 13 seguem em análise. Em todo estado já são 13.058 casos de Covid-19 confirmados.


A cidade registrou ainda 34 das 353 mortes por Covid-19 do estado. O maior número de óbitos é de moradores da capital acreana, Rio Branco, com 250 casos.


No ranking da taxa de contaminação, Cruzeiro do Sul aparece em 2º lugar, com incidência de 230,7 para cada 10 mil habitantes. O município de Assis Brasil apresenta a maior incidência do estado com 234,6 para cada 10 mil habitantes.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias