Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Idoso de 70 anos curado de Covid-19 é abandonado em hospital no AC e MP investiga

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Filhos devem ser responsabilizados criminalmente pelo abandono do idoso. Homem está internado no Into desde 24 de maio.


Um idoso de 70 anos que está internado no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), em Rio Branco, desde o 24 de maio, foi abandonado pelos filhos. O homem entrou na unidade com suspeita da doença e testou positivo no último dia 4.


Agora de alta, familiares não apareceram mais para buscar o homem, que permanece na ala de isolamento da unidade. A equipe médica não conseguiu localizar nenhum dos filhos.


Além da Covid, o homem sofre de Alzheimer, hipertensão e diabetes. O caso está sendo investigado e acompanhado pelo Ministério Público do Acre (MP-AC), que informou que vai acionar os filhos criminalmente pelo abandono do idoso.


“Já estou tentando abrigá-lo no Lar Vicentino, mas preciso de uma documentação do idoso, como cópia do cartão bancário. O que a gente tem até agora é que uma filha foi localizada, mas já alegou que não quer mais ficar com idoso. Ele também tem outros filhos, mas ainda não conseguimos localizá-los”, explicou Antônio Alceste de Castro, da promotoria especial de Defesa da Pessoa Idosa.


O promotor disse ainda que o MP abriu um procedimento para apurar o caso. “O MP também está investigando a falha dos filhos, a negligência em não tirar o idoso do hospital. Isso configura crime e os outros filhos serão responsabilizados criminalmente por abandonar o idoso”, destacou.


No mês de combate à violência contra a pessoa idosa, Castro disse que casos de abandono têm sido recorrentes e que ainda é preciso avançar no suporte às pessoas de terceira idade. “Temos muitos casos. Infelizmente, a solidariedade familiar está em baixa”, pontua.


Enquanto os procedimentos são feitos, a equipe do hospital acolheu o idoso, que tem atendimento assistencial e médico por parte dos profissionais, que se reúnem também para conseguir kits de higiene e limpeza pessoal para o idoso.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias