Ícone do site Ecos da Noticia

Ferj divulga protocolo para volta do Campeonato Carioca e proíbe abraços em comemorações.

A Federação de Futebol do Rio divulgou nesta quarta-feira o protocolo Jogo Seguro 2, que prevê medidas de precaução contra a contaminação de atletas e quem mais trabalhar nos estádios na volta do Campeonato Carioca. A primeira partida será Flamengo e Bangu, nesta quinta-feira, 21h, no Maracanã.


Com 25 páginass e 16 ítens, o documento aborda o comportamento de jogadores, comissão técnica e funcionários dos clubes envolvidos nas partidas. Entre as mudanças, algumas logo na entrada.


O protocolo proíbe a participação de crianças e mascotes. E não haverá foto oficial antes da partida e nem o tradicional cumprimento com aperto de mãos entre jogadores e equipe de arbitragem.


O uso de máscaras é obrigatório para todos os que se encontram entre suplentes e comissão técnica.


E ainda: não será permitidos beijar bolas, abraçar e cumprimentar atletas do mesmo time e/ou time adversário, reuniões em grupo e outras aglomerações que não inerente as do jogo. Também não será permitida comemoração de gol com aglomeração de jogadores e comissão técnica, ou toques de mãos.


Os clubes farão confinamento 48 horas antes dos jogos. Será realizado exame PCR em atletas e na comissão técnica, podendo ser acrescentados os testes de sorologia. Caso um atleta ou membro da comissão técnica tenha seu exame positivo, será imediatamente isolado, não terá acesso ao estádio e entrará em observação rigorosa.


Atletas que comprovarem ter passado pela forma ativa da doença não terão que fazer os exames. Os jogadores ou membros da comissão técnica e delegação com testagem IgG positiva para o Novo Corona Vírus (Covid-19) deverão ter um aviso em seus crachás.


Veja todos os pontos:
1. ESTÁDIOS Serão utilizados preferencialmente e sempre que possível os seguintes estádios: Mario Filho (Maracanã), Nilton Santos (Engenhão) e São Januário, podendo serem utilizados outros estádios, desde que cumpram as mesmas diretrizes dos anteriormente citados. Os ambientes dos estádios serão previamente desinfectados e higienizados para receber os jogos. Cabines de desinfecção serão alocadas em locais estratégicos para atender ao staff do estádio e aos profissionais dos times.


2. DELEGAÇÃO Será composta de no máximo 40 pessoas, incluindo atletas, comissão técnica e todo staff envolvido.


3. CHEGADA E SAÍDA DO ESTÁDIO Qualquer pessoa comprovadamente com doença em atividade ou suspeita clínica de COVID19 terá seu acesso impedido ao Estádio. A chegada da delegação do clube ao Estádio deve acontecer 60 minutos antes no início da partida. Dar-se-á preferência para que os atletas sejam transportados em ônibus e a comissão técnica e comissão de arbitragem em vans, admitindo-se a possibilidade do uso de veículo pessoal, sem acompanhante. Os ônibus utilizados deverão ser previamente higienizados e desinfectados. Deverá ser disponibilizado na entrada do ônibus álcool em gel para todos os passageiros e motoristas higienizarem as mãos ao entrarem, e deverão utilizar máscaras durante todo o tempo de transporte. Os motoristas dos coletivos deverão concentrar junto com sua equipe e ser igualmente testados. No interior no ônibus serão disponibilizados depósitos de lixo com saco plástico, de modo a ter onde descartar todo e qualquer resíduo como máscaras descartáveis inutilizadas e etc…, devendo estes serem dispensados em local apropriado ao final de cada percurso efetuado pelo veículo. As janelas deverão permanecer abertas sempre que possível, de modo a ventilar e manter arejado o ambiente interno do ônibus. Importante manter adequado distanciamento entre os coletivos bem como garantir que sua chegada aconteça em horários distintos entre si, a fim de se evitar aglomeração de pessoas. O acesso aos vestiários, quando a estrutura do estádio permitir, dever


Sair da versão mobile