Em Operação Verde Brasil, homens são presos com armas e animais silvestres

Na continuidade das ações da Operação Verde Brasil 2, o Exército, através do Comando de Fronteira do Juruá/61º BIS, em parceria com outros órgão como Ibama, Polícia Federal, apreenderam na última quarta-feira (02) uma grande quantidade de animais silvestres já abatidos e armas de fogo em uma embarcação de médio porte. Dois homens acusados de cometer o crime foram detidos. A ação realizada durante um patrulhamento no Rio Juruá, próximo ao Igarapé Rebojo, no município de Guajará (AM), contou com o apoio logístico de militares da Agência Fluvial de Cruzeiro do Sul.


Dentre os animais silvestres abatidos foram identificados nove porcos queixada, seis veados, três tatus, um caititu, uma arara azul, duas araras vermelhas, dois papagaios estrela, três pacas, onze jacus, cinco nambus, sete macacos, três quatipurus, uma coroca, três jabutis. Os quelônios, que foram encontrados vivos, serão reintroduzidos na floresta pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio do 61º BIS.


A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão foi deflagrada pelo Governo Federal no dia 11 de maio de 2020, visando ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020, e tem validade para o período de 11 de maio a 10 de junho do corrente ano.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias