Em um período de quatro dias, policiais penais do Complexo Prisional Francisco d’ Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, conseguiram impedir uma nova fuga da unidade. Nesta quarta-feira (10), três presos da cela 9 do pavilhão “Q” foram flagrados fazendo um buraco na parede para sair.
A tentativa foi impedida após os policiais ouvirem um barulho estranho vindo da cela e foram verificar. Os presos começavam a fazer um buraco na parede com ferros. O trio foi levado para o isolamento preventivo e vai responder processo http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativo disciplinar.
Outra tentativa
No sábado (6), policiais penais encontraram o início de um buraco na cela 16 do pavilhão “K” durante vistoria.
O Instituo de Administração Penitenciária (Iapen) informou que os policiais ouviram um barulho e, ao fazerem uma vistoria, encontraram três facas artesanais e duas barras de ferro.
Os policiais contaram com o apoio do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe) e fizeram vistoria nos corredores, refeitório e laje da unidade quando encontraram buracos e foram para a cela 16. Os buracos facilitariam a fuga de pelo menos 12 detentos.
O sistema penitenciário do Acre registrou, até o final de maio deste ano, um histórico de 12 tentativas e planos de fuga. Sendo que metade delas aconteceram só no mês de maio. Ao todo, seis fugas foram registradas de 1º de janeiro a 31 de maio.