Ícone do site Ecos da Noticia

Como está a venda de carros no Brasil durante a pandemia

Fonte: Concessionárias Volkswagen / Divulgação.

O mês de março e abril de 2020 apresentaram o pior resultado de venda de automóveis dos últimos 15 anos tanto para a venda de carros novos como para o de carros usados. A razão da queda de quase 90% em emplacamentos foi causada pelo isolamento social devido a pandemia do Coronavírus. Para superar a baixa na venda de veículos, fabricantes de todas as marcas vêm adotando novas estratégias, como a venda de automóveis pela internet, a higienização e o testdrive feitos em casa. Os veículos seminovos também não saíram ilesos, pois houve uma grande desvalorização nos preços que estavam sendo aplicados antes mesmo do surgimento do coronavírus. O mercado automotivo no país já teve a primeira amostra do impacto da pandemia, e de acordo com a  FENAUTO, uma prévia dos números de abril apontam uma queda de 92% nas vendas. O decreto de fechamento das concessionárias, a paralisação do Detran e o cancelamento de feirões, são algumas razões para a queda.


Fiat e Jeep

Apesar das concessionárias de ambas as marcas estarem fechadas, a Jeep está atendendo a todos os consumidores por meios digitais e por telefone. Muitas concessionárias também estão realizando agendamentos para test drive e entregas de carros em casa, para evitar aglomerações e a saída dos consumidores de suas casas.


Ford

A Ford também anunciou meios para permanecer com a venda de veículos durante o isolamento social. A marca criou um canal de atendimento, chamado  “Compre Sem Sair de Casa”, no qual permite que o cliente faça todo o processo de negociação do automóvel, desde a procura até a finalização compra sem ter de ir até uma concessionária. Para a realização desse método de venda, além de seguir as regras de funcionamento de cada estado, as concessionárias Ford estão aderindo a procedimentos de higienização dos veículos, distanciamento social e proteção individual no ambiente de trabalho, desde a preparação até a entrega do veículo. Basta o cliente preencher um cadastro com as informações básicas, e pressionar o botão do “Compre Sem Sair de Casa” no site da Ford. Todas as etapas do processo são feitas de forma remota: desde o financiamento até a entrega do veículo em sua casa.


Volkswagen

A Volkswagen registrou bons resultados em 2019, como o aumento de 23% de lucro operacional  comparados a 2018, são aproximadamente 16,9 bilhões de euros, graças às vendas de seus SUVs. Outros efeitos positivos são levados em condição, como a melhora em vendas e a restabelecimento dos preços que compensaram as vendas menores registradas pela marca Volkswagen, os valores de lançamentos e os causas negativas que vem afetando a marca devido a paralisação na produção e o fechamento das concessionárias nesse momento de pandemia. Mas vale ressaltar que o modelo Gol em suas várias versões, permanece dentre o mais vendido tanto na categoria novos como carros usados.


Toyota

A Toyota tem utilizado todas as suas redes de concessionárias para fazer as vendas de carro de forma online. Por meio do site da marca, o cliente pode montar o veículo de sua preferência, colocando acessórios e a optando pela forma de pagamento. Depois de preencher o cadastro, escolhe a concessionária de sua região e em poucos dias a concessionária entra em contato para efetivar da venda. 82% da das concessionárias da Rede Toyota estão funcionando somente com venda online. E somente 2% das lojas que possuem showroom estão abertas e atendendo limite no número de pessoas. A Toyota também está tomando providência em relação à higienização, tanto nas concessionárias quanto dos carros, reforçando a limpeza diária. Os veículos adquiridos pelos clientes antes do isolamento social ou até  mesmo os que estão sendo adquiridos neste período estão sendo entregues na casa dos clientes passando por todo o processo de limpeza necessária.


Hyundai

A Hyundai Brasil  está 90% das suas concessionárias fechadas, apesar de 80% das oficinas permanecerem abertas por serem consideradas serviço essenciais. Para estimular a venda de veículos, a Hyundai tem utilizado de aplicativos de mensagem que permitem que o consumidor faça a compra pelo telefone. A Hyundai têm feito suas vendas até via Instagram. Para facilitar a comunicação com os cliente, o aplicativo Hyundai Sempre teve inúmeras funções abertas ao seu público. A montadora também vem investindo na geração de conteúdos que esclareçam as dúvidas dos clientes. No final da compra, o cliente recebe o contrato digitalizado. Uma vez realizada a parte burocrática, o cliente tem como opção receber o veículo em casa, mas vale lembrar que nem todas as concessionárias estão disponibilizando a modalidade entrega em domicílio. E para quem deseja agendar um test drive ou tenha  interesse  em comprar um Hyundai pode entrar em contato com a marca pelo aplicativo, pelo site ou pelo WhatsApp.


Já é possível ver essa queda acontecendo no mercado lá no site da Tabela Fipe, afinal essa queda de valores que já estavam sendo praticadas antes mesmo da presença do coronavírus.


 


Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como anda a venda de veículos no Brasil durante a pandemia do COVID-19!


Sair da versão mobile