Mais de 100 alunos de quatro escolas rurais de difícil acesso do município de Plácido de Castro, no interior do Acre, que estão com as aulas suspensas como medida de prevenção ao novo coronavírus vão receber merenda escolar em forma de kits.
O decreto que autoriza a distribuição dos alimentos para os estudantes foi publicado na edição desta terça-feira (16) do Diário Oficial do Estado (DOE). O benefício é para alunos da Educação Infantil até o 5º ano.
Ao G1, o secretário municipal de Educação, Erasmo Lessa, informou que inicialmente os kits vão ser entregues aos alunos que moram em comunidades de difícil acesso e que, por isso, estão sendo os mais afetados pela crise causada pela pandemia do novo coronavírus.
As aulas das redes públicas e privadas em todo estado do Acre estão suspensas desde o último dia 17 de março como combate ao novo coronavírus.
“São quatro escolas do meio rural, essas escolas são isoladas do acesso ao asfalto e aí fizemos um levantamento e percebemos que os alunos dessas comunidades são os mais carentes e que os benefícios de trabalhos voluntários quase não chegaram a esses alunos. Todos eles são beneficiários do bolsa família”, disse o secretário.
No primeiro momento vão ser distribuídos os alimentos que estão em estoque na Secretaria Municipal de Educação da cidade. “Se demorar o retorno das atividades, posteriormente, a gente vai ver a possibilidade de adquirirmos novos kits para distribuir aos alunos que não foram contemplados dessa vez”, afirmou Lessa.
Entre os alunos beneficiados estão os matriculados nas Escolas Rurais Alonso Padilha, Castro Alves, Sirlei Paiva de Lima I e José Moreira de Araújo. Eles precisam estar cadastrados nos programas sociais do Governo Federal (Bolsa Família) e Cadastro Único (CadÚnico).
Conforme o decreto, as famílias que tiverem mais de um filho matriculado na mesma escola vão ter direito apenas a um kit de alimento. Os pontos de retirada vão ser na escola que o aluno estiver matriculado.
“Vamos nos reunir com o conselho da merenda, vamos mandar um documento para o Ministério Público para que indique alguém para fazer parte da comissão e alguém da ação social. Nossa nutricionista que vai coordenar o trabalho de montagem dos kits e antes do final desse mês vamos fazer a entrega nessas escolas”, informou o secretário.
*Coronavírus em Plácido de Castro*
Com pouco mais de 19,7 mil habitantes, a cidade de Plácido de Castro tem 231 casos confirmados de Covid-19, segundo último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), divulgado nessa segunda-feira (15). Outros 430 foram descartados e três estão em análise. Em todo Acre são 9.771 casos.
No ranking da incidência média da doença, o município aparece em quinto lugar no Acre, com taxa de 116,9 para cada 10 mil habitantes. Os municípios de Cruzeiro do Sul e Rio Branco apresentam as maiores incidências do estado com 193,15 e 129,92 para cada 10 mil habitantes, respectivamente.
Do total de 265 mortes causadas pela Covid-19 no estado, cinco foram registradas em Plácido de Castro. O maio número de óbitos está na capital Rio Branco, com 192 casos.