A Caixa Econômica Federal confirmou, neste sábado (13), a liberação da consulta do saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), de até R$ 1.045 por trabalhador, na próxima segunda (15).
O saque será 100% digital em contas abertas na Caixa. A expectativa é de que 55 milhões de conta estão previstas para serem abertas.
Os pagamentos começam no dia 29 de junho para quem tem a conta digital.
Os trabalhadores vão poder consultar o valor do saque emergencial disponível e a data em que o valor será creditado na poupança digital pelo site oficial, pelo número de telefone 111.
A partir do dia 19 de junho, os trabalhadores vão poder utilizar o app FGTS para consultar o valor ao saque, ver a data que será creditado, optar por não fazer o saque e solicitar o desfazimento após o crédito automático.
O novo saque estava previsto na Medida Provisória nº 946, publicada no dia 17 de abril. A medida é mais uma tentativa do governo para minimizar o impacto do novo coronavírus na vida financeira da população.
O anúncio foi feito pelo presidente da instituição, Pedro Guimarães, em transmissão ao vivo pelos perfis da Caixa no YouTube e no Facebook.
Guimarães também falou sobre novo lote de pagamentos da primeira parcela do auxílio emergencial.
Novos aprovados do auxílio emergencial
A Caixa também divulgou o calendário de pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial para mais 4,9 milhões de novos aprovados do benefício.
O pagamento será feito na próxima terça-feira (16) e quarta-feira (17). No total, serão disponibilizados mais R$ 3,2 bilhões.
Nesta etapa de pagamentos da primeira parcela do auxílio emergencial, os beneficiários nascidos de janeiro a junho poderão movimentar digitalmente os valores pelo Caixa Tem a partir da terça-feira (16) e os nascidos de julho a dezembro, a partir da quarta-feira (17).