Ícone do site Ecos da Noticia

Acre é o terceiro estado com menor número de médicos aptos a atuarem no combate à Covid-19

O Acre conta com um número de 913 médicos com idade abaixo dos 60 anos e em condições de atuar na linha de frente no combate à Covid-19, desde que não apresentem comorbidade, aponta um levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM).


O estado, de acordo com balanço, tem o terceiro menor número do país, ficando na frente apenas dos estados do Roraima com 853 e do Amapá com 816.


O levantamento foi publicado nesta terça-feira (9) e foi feito em parceria com Universidade de São Paulo (USP) e levou em consideração o número de profissionais formados no Brasil e inscritos no Conselhos Regionais de Medicina (CRMs).


Mal distribuídos


A presidente do CRM no Acre, Leuda Davalos, disse que o número ainda é deficitário, porém, o maior problema ainda está na distribuição dos profissionais.


“É deficitário, mas não diria que tanto. Acredito que nós estamos só mal distribuídos, já fizemos apontamentos de como devem melhorar a distribuição dos 913 médicos que estão aptos a atuar no combate à Covid-19”, pontuou.


O levantamento aponta que a ausência de políticas públicas tem feito com que esses profissionais estejam mal distribuídos pelos estados e regiões.


“O estudo só mostra que há uma disparidade na distribuição dos médicos porque faltam políticas públicas de fixação de médicos. Eles tentam ficar, tentam o emprego, porém, acabam indo embora em busca dos grandes centros onde tem melhores condições de trabalho”, falou.


Em maio deste ano, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontava que o estado era o quarto do país com menor número de profissionais com 108 médicos para cada 100 mil habitantes até 2019.


Formação


Ainda conforme os dados, de janeiro a maio de 2020, o estado passou a contar com 20 novos médicos apenas. São profissionais que concluíram sua graduação e fizeram seus registros no CRM.


Parte desses novos inscritos sãomédicos que tiveram a formatura antecipada. Como ocorreu com na Universidade Federal do Acre (Ufac) teve a formatura antecipada para ajudar nas ações de combate à Covid-19 em abril deste ano, conformeportaria que autoriza a antecipaçãopublicada pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial do dia 6 de abril.


Mas, conforme a presidente do CRM, nem todos ficaram no estado e foram em busca de outros centros de trabalho em outros estados.


Dados nacionais


O levantamento do CFM aponta que no Brasil, são 523.528 registros ativos de médicos nos 27 CRMs. Deste total 80%, pelo menos 422 mil, têm idade inferior a 60 anos e estão aptos ao atendimento de pacientes com Covid-19.


Sair da versão mobile