Ícone do site Ecos da Noticia

Saúde cria comissão para acompanhar casos de servidores infectados pelo coronavírus no AC

Para acompanhar mais de perto os servidores que foram infectados pelo coronavírus, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) criou uma Brigada de Combate a Contaminação dos Trabalhadores em Saúde.


A comissão foi criada por meio de um decreto assinado pelo secretário Alysson Bestente divulgado esta semana e republicado nesta quinta-feira (28) na edição do Diário Oficial do estado.


A comissão será coordenada pelo Núcleo de Humanização da Sesacre e, além de acompanhar os casos da doença entre os servidores, também vai capacitar e orientar sobre o uso correto de EPIs e outras medidas de segurança.


“As orientações oficiais e as informações atualizadas serão divulgadas diariamente na página do governo”, diz o decreto.


O G1 tentou conseguir com a Sesacre o número atual de servidores contaminados pela doença. Porém, não recebeu o relatório até esta publicação. O secretário afirma que são mais de 100 servidores com a doenças, no entanto, há mais funcionários afastados, se contar o grupo de risco.


Até o final de abril, dados da Saúde mostravam que 438 servidores também foram afastados porque eram do grupo de risco. O que significa dizer que, naquela época, dos 5.719 servidores da Saúde em todo o estado, ao menos 531 estavam afastados.


“Vamos acompanhar de perto esse trabalhador na questão de identificar, notificar e dar apoio de testes e retestagem, inclusive, no sentido de alinhar o fluxo no atendimento, porque aí vamos trabalhar envolvendo o núcleo do trabalhador. Vai ajudar até mesmo na capacitação, no uso correto dos EPIs e outras orientações”, diz.


O grupo deve permanecer até o final da situação de emergência no estado devido à Covid-19. “A comissão BCCTS se reunirá para compartilhar informações, acompanhar acontecimentos, definir medidas, orientar a tomada de decisões, e divulgá-las a respeito da pandemia de coronavírus e das medidas a serem seguidas, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, estabelece a lei.


Sair da versão mobile