Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Saúde cria comissão para acompanhar casos de servidores infectados pelo coronavírus no AC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Para acompanhar mais de perto os servidores que foram infectados pelo coronavírus, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) criou uma Brigada de Combate a Contaminação dos Trabalhadores em Saúde.


A comissão foi criada por meio de um decreto assinado pelo secretário Alysson Bestente divulgado esta semana e republicado nesta quinta-feira (28) na edição do Diário Oficial do estado.


A comissão será coordenada pelo Núcleo de Humanização da Sesacre e, além de acompanhar os casos da doença entre os servidores, também vai capacitar e orientar sobre o uso correto de EPIs e outras medidas de segurança.


“As orientações oficiais e as informações atualizadas serão divulgadas diariamente na página do governo”, diz o decreto.


O G1 tentou conseguir com a Sesacre o número atual de servidores contaminados pela doença. Porém, não recebeu o relatório até esta publicação. O secretário afirma que são mais de 100 servidores com a doenças, no entanto, há mais funcionários afastados, se contar o grupo de risco.


Até o final de abril, dados da Saúde mostravam que 438 servidores também foram afastados porque eram do grupo de risco. O que significa dizer que, naquela época, dos 5.719 servidores da Saúde em todo o estado, ao menos 531 estavam afastados.


“Vamos acompanhar de perto esse trabalhador na questão de identificar, notificar e dar apoio de testes e retestagem, inclusive, no sentido de alinhar o fluxo no atendimento, porque aí vamos trabalhar envolvendo o núcleo do trabalhador. Vai ajudar até mesmo na capacitação, no uso correto dos EPIs e outras orientações”, diz.


O grupo deve permanecer até o final da situação de emergência no estado devido à Covid-19. “A comissão BCCTS se reunirá para compartilhar informações, acompanhar acontecimentos, definir medidas, orientar a tomada de decisões, e divulgá-las a respeito da pandemia de coronavírus e das medidas a serem seguidas, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, estabelece a lei.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias