O presidente do Bairro Aeroporto Velho, José Adenilson, conhecido como Negão da Baixada, fez uma live no seu perfil no Facebook, na manhã deste sábado (23), para avisar aos moradores a presença de venezuelanos nas ruas do bairro e em escolas da Baixada da Sobral, em Rio Branco.
O presidente se disse muito surpreso com a determinação do Ministério Público Estado do Acre e o Governo do Acre, em disponibilizar as Escolas Flaviano Flávio Batista de Melo e a Escola Áurea Pires Monte de Souza para abrigar cerca de 80 imigrantes venezuelanos, sendo que cada escola ficará responsável por abrigar 40 pessoas, servindo café da manhã, almoço e janta, com servidores a disposição para atender as necessidades dos acolhidos.
Ele alerta que os venezuelanos têm a cultura de pedir ajuda de casa em casa, e solicita que a comunidade que os receba, bem. Segundo o presidente, ele não concorda com esta decisão, mas não pode fazer mais nada, porque foi avisado pouco tempo depois e apenas cobrou que as escolas fossem reformadas após a saída dos imigrantes, que está prevista para 60 dias.
José ainda lamentou que os diretores das escolas não possam fazer mais nada, apenas cumprir a determinação da Secretária de Estado de Educação que impôs essa ordem aos gestores. Ainda lembrou que a Escola Flaviano aguardou há cerca de 18 anos para ser reformada e que pode ficar danificada após hospedar os venezuelanos.