Após polêmica do Decreto que regulariza a circulação de veículos na capital, a prefeita Socorro Neri usou neste domingo, 17 o próprio perfil no Facebook para destacar cinco pontos do Decreto para maior entendimento da população.
Acompanhe publicação aqui:
RODÍZIO DE VEÍCULOS: POR QUÊ?
Por mais antipáticas que sejam as medidas sanitárias que objetivam o isolamento e o distanciamento social, estas são as estratégias recomendadas para conter a transmissão do novo coronavírus e evitar que o sistema de saúde colapse – isto é, não tenha estrutura para atender a todos: leitos, UTIs, respiradores, profissionais capacitados, enfim.
Entretanto, tem sido muito dificil proteger quem não quer ser protegido ou se deixa levar pela conversa daqueles que podem pagar um jatinho e ir se tratar em outras cidades.
Por favor, leia os cinco pontos que destaco:
1 – O decreto do rodízio de veículos excetua todos os veículos de empresas, instituições e profissionais que estão desenvolvendo atividades essenciais. Estes, havendo necessidade, vão poder circular todos os dias.
2 – Atividades essenciais são as que estão autorizadas a funcionar durante esta fase crítica da pandemia, de acordo com o decreto estadual que trata do tema.
3 – O rodízio de veiculos visa desestimular a circulação de pessoas que não estão desenvolvendo atividades essenciais. E que, portanto, só devem sair de casa quando for extremamente necessário.
4 – O rodízio de veículos não objetiva substituir o transporte em veículo próprio por transporte coletivo. Se isso ocorrer, a medida terá que ser substituída.
5 – O rodízio de veículos visa, tão somente, aumentar o nível de isolamento social, necessário neste momento em que o sistema de saúde saturou. Não precisamos ficar à espera de um leito clínico ou de uma UTI para entendermos a gravidade da situação.
Uma nova portaria sobre o rodízio de circulação de veículos está disponível no site:
Acompanhe Perguntas e respostas:
Perguntas e Respostas – Rodzio -PMRB