cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Pane na energia elétrica em UTI do INTO causa morte de paciente vitima de Covid19

Na noite desta quinta-feira, 20 a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) – do INTO sofreu uma pane elétrica que demorou alguns minutos para ser restabelecida obrigando os profissionais a realizarem ventilação manual em pelo menos cinco pacientes internados naquela unidade de saúde.
De acordo com informações os respiradores possuem um sistema de alimentação por batéria que dura alguns minutos, mas como demorou o restabelecimento da energia alguns aparelhos pararam sendo necessário a intervenção manual e foi nesse momento da ventilação manual que uma paciente não resistiu e morreu.
a paciente não teve o nome revelado, em Nota pública, a Secretaria estadual de Saúde – Sesacre confirmou a pane de energia e a morte da paciente.


Nota na integra:
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) informa que uma pane na energia elétrica causada por um animal que atingiu a linha de transmissão, na noite desta quinta-feira, 21, causou interrupção no fornecimento de energia para o Instituto de Traumatologia e Ortopedia no Acre (Into-AC), onde funcionam 24 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.


Após o episódio, a placa de automação, que aciona o grupo gerador de energia alternativo, não fez o equipamento funcionar, obrigando os profissionais do Into a fazerem a ventilação de alguns pacientes por meio mecânico, até que a rede de energia fosse restabelecida.


A Seinfra informa que os aparelhos que mantêm os pacientes estabilizados possuem baterias que asseguram o seu funcionamento até o retorno da normalidade, mas que elas se esgotaram para alguns internados, fazendo com que os profissionais utilizassem ventilação manual nestes. Foi durante um desses procedimentos que uma paciente, já bastante debilitada, veio a óbito.


A Sesacre ressalta que não houve interrupção no fornecimento de oxigênio e outros gases medicinais, porque o sistema tem cilindros reservas.


Por fim, Sesacre e Seinfra informam que a Energisa isolou parte do fornecimento de energia a uma determinada área da cidade para restabelecê-la ao Into-AC, até que o animal fosse removido da rede de transmissão.


Rio Branco, AC, 22 de maio de 2020.


Secretaria de Estado de Saúde do Acre
Secretaria de Estado de Infraestrutura do Acre


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias