Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

MOTIVAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

O distanciamento social que estamos vivenciando pela continência do vírus COVID-19, que põe a vida física das pessoas em perigo, numa amplitude planetária, nos convida a fazer uma reflexão a respeito da habilidade afetiva chamada MOTIVAÇÃO. Como ascender essa chama e usá-la com sabedoria a nosso favor, do próximo e do sistema de saúde..


O que nos leva a fazer algo bem feito, com dedicação e esmero, a mostrar alegria no que faz mesmo no enfrentamento de situações adversas e estressantes? Por que há pessoas que até pagariam para trabalhar naquilo que gostam e existem outras que preferem não ter sequer de comentar sobre a sua própria existência?
Motivar é dar motivos para que as pessoas façam o esperado. É revestir-se de alegria e contágio. É provocar uma ação em relação a um determinado fim ou objetivo.
O cerne dessas indagações, encontra-se no forte intuito de querer ser uma pessoa melhor e melhorar o seu meio socio-historico-cultural. A necessidade inata de querer aprender, crescer e se desenvolver. Esse impulso é chamado de motivação. A pessoa motivada deseja continuamente aprender a realizar, é ativa, enfrenta um obstáculo aqui, outro ali; às vezes, modera o passo, busca aperfeiçoar-se; é intensa, se ama, é profunda e é segura.
Os estudiosos da inteligência emocional aconselham, diante dessa crise mundial da saúde, financeira, perdas irreparáveis, todos que podem emitindo suas opiniões, ou seja, um grande bombardeio de informações pelos meios de comunicação virtuais, o sujeito necessita urgentemente parar e dizer: “o que é mesmo o que eu quero? Quais os meus objetivos diante dessa nova ondem mundial? Sejam eles pessoais, familiares, profissionais e outros que venham auxiliar positivamente o meio social”. Usar o poder do querer e sintonizar a si com sua motivação que é subjetiva, vem de dentro do EU..
Esses objetivos devem ser claros, específicos e bem definidos. Depois planejar os passos a serem seguidos: a) onde e quando quero chegar; b) quais recursos internos e externos necessito; c) com quais pessoas a caminhar; d) qual a verdadeira intenção de realizar esse objetivo ; e) quais as consequências para as outras pessoas do contexto a ser realizado o objetivo. Esses passos devem estar claros para a pessoa.
O êxito tem algo a ver com o fato de estar motivado. A habilidade motivacional, é a capacidade de conhecer o que queremos e o que nos leva à ação. Sermos capazes de orientar a nossa vontade e nosso desejo. Usar a motivação significa estarmos cientes do que nos motiva. Assim, como usamos a razão para orientar o processo de desejar e querer algo.
O desejo de comer nos mantém vivos; o desejo de conhecer nos faz aprender e a nos desenvolver; o desejo de amar e ser amados por outros, nos faz felizes. O desejo e o querer são básicos para a motivação. O que você quer? O que o estimula? O que faz mover-se no dia-a-dia. Todas essas indagações fazem parte da matéria-prima da afetividade humana. O QUERER é o combustível da motivação. É o que nos faz sentir ENTUSIASMO pela vida, é estar repleto da divindade.
Não estamos isolados e sim distantes fisicamente. Antes do covid-19 estava-se unidos? Ou já isolados um do outro afetivamente?
Esta é sim uma rica oportunidade de reinventar novos objetivos para seguir em frente. Que estes nos leve a ouvir atentamente a nós mesmo e ao outro,, principalmente virtualmente. Bem mais afinados com o pulsar do coração e uma consciência mais clara de nossas intenções. Regado pela boa ética dos princípios e valores cristãos, nos proporcionando a sentir a beleza radiante da presença amorosa de DEUS.


Antonieta Nunes Carneiro
Psicóloga Clínica/ CRP 11/0382


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias