O governo do Acre publicou novo decreto nesta segunda-feira (18) prorrogando por mais 15 dias as medidas restritivas tomadas para o combate à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Assim, o isolamento social do Acre deverá ser mantido até o dia 31 de maio.
Nesse domingo, o estado registrou o número oficial de 1.996 confirmados com Covid-19 e 60 óbitos decorrentes da doença. Segundo o governo, o aumento constante do número de casos confirmados para a doença fez com que as medidas restritivas fossem mantidas e ampliadas.
De acordo com o decreto, os estabelecimentos que prestam serviços essenciais devem limitar a entrada de clientes para que apenas uma pessoa da família tenha acesso ao interior dos supermercados, por exemplo.
As pessoas devem continuar evitando aglomerações, mantendo o distanciamento linear de dois metros, sendo necessária a demarcação e organização de filas, dentro e fora dos estabelecimentos. O limite de clientes depende do tamanho dos locais.
A partir desta segunda-feira também se inicia o rodízio de veículos em Rio Branco. Por meio do Decreto Municipal nº 310, fica estabelecido entre os dias 18 e 31 de maio o rodízio de veículos no perímetro urbano da capital.
Automóveis com placas cujos dígitos finais sejam ímpares só poderão circular em dias ímpares e veículos com placas com dígitos finais pares estão autorizados a trafegar em dias pares. A restrição é de 24 horas e inclui sábados, domingos e feriados.
Escolas, creches, faculdades, centros universitários, igrejas, templos, cinemas, teatros, bares, clubes, academias, casas de shows e boates têm como data prevista para a reabertura o dia 1° de junho.
Ainda segundo o governo do Acre, a reabertura das atividades empresariais será realizada de forma gradual e programada, e está diretamente relacionada à diminuição do número de casos da Covid-19.