Ícone do site Ecos da Noticia

Em dois dias, Urap de Rio Branco atende mais de 300 pacientes com sintomas leves de Covid-19

Em dois dias, a Unidade de Referência de Atenção Primária (Urap) Maria Barroso, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco, atendeu mais de 300 pacientes com sintomas leves do novo coronavírus.


Os atendimentos na unidade começaram nesta segunda-feira (25)sem agendamentos, após o local passar por uma adaptação para garantir o distanciamento entre os pacientes. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, do total de 39 testes rápidos feitos, 10 deram positivo para Covid-19.


A capital Rio Branco registra o maior número de casos da doença no estado com 3.354 casos, sendo 219 a mais em 24 horas. Das 105 mortes registradas no estado, 92 foram em Rio Branco.


No primeiro dia, foram feitas 65 consultas médicas pela parte da manhã e outras 101 no período da tarde. Desses, 48 pacientes precisaram fazer exames laboratoriais e quatro foram encaminhados para sala de observação para tomar medicação. Foram feitos ainda 13 testes rápidos, sendo que quatro deram positivo para Covid-19.


Ainda conforme os dados, no segundo dia de atendimentos, nesta terça-feira (26), foram 141 consultas médias pela parte da manhã e 90 à tarde. Ao todo, 75 pacientes fizeram exames laboratoriais e 16 foram encaminhados para sala de observação. Foram feitos 26 testes rápidos e seis deram positivo.


Estrutura e atendimento


A Urap dispõe de uma sala de observação com quatro leitos, oxigênio, eletrocardiograma e testes rápidos, que devem ser disponibilizados apenas para idosos e gestantes com mais de oito dias de sintomas do novo coronavírus.


As equipes estão realizando exames de PCR, ureia e creatinina, que servem como base para diagnóstico de Covid-19. A Urap atende das 7 às 19h, de segunda à sexta-feira.


Ao chegar na unidade, o paciente passa por uma barreira sanitária, com higienização de álcool em gel, uso de máscara se não tiver, e depois vai para triagem com um técnico de enfermagem ou enfermeiro.


Caso seja um paciente com doenças crônicas e tenha sintomas mais moderados, ele vai ser levado direto para a consulta médica para o profissional solicitar algum tipo de exame laboratorial.


Em situações mais graves, o paciente deve ser estabilizado na unidade e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será acionada para encaminhá-lo ao hospital de referência no atendimento à doença.


Coronavírus no Acre


O Acre registrou, em 24 horas, 280 casos novos de Covid-19. O número saltou de 4.501 para 4.781, segundo o boletim desta terça-feira (26) divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). O número de mortes também registrou aumento. Agora, com mais oito mortes, as vítimas fatais da doença já somam 105.


Além dos casos confirmados, mais 668 aguardam análise dos exames. A taxa de contaminação no estado é de 542, a para cada 100 mil habitantes. Das 22 cidades, Manoel Urbano e Jordão não têm casos da doença.


A Saúde também já contabiliza, até esta segunda 1.752 pacientes recuperados. Dos pacientes que seguem em tratamento, 2.864 estão em isolamento domiciliar e 60 internados, sendo que 20 seguem na UTI e 40 em enfermarias.


Sair da versão mobile